Bauer defende proposta de modificação na tramitação de MPs
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) defendeu nesta quarta-feira (23) proposta de emenda à Constituição de sua autoria (PEC 8/11) que altera a tramitação das medidas provisórias e amplia a lista de temas que não podem ser objeto de MPs. Segundo o senador, não se trata de questionar a existência das MPs, mas de restringir sua utilização. A PEC 8/11 proíbe, por exemplo, edição de MPs que criem cargos e órgãos públicos.
- Nós achamos que ela deve sim tratar de questão tributária, de segurança nacional, de orçamento. Mas criação de cargos públicos e de órgãos públicos por MP é, no meu ponto de vista, uma ofensa ao Poder Legislativo, que tem a incumbência de representar a sociedade e opinar em seu nome para que o país possa seguir o seu caminho e a governabilidade esteja assegurada - afirmou.
Na PEC, o senador também propõe a extinção de comissão mista prevista na Constituição que tem incumbência de analisar as MPs encaminhadas pelo governo. Ele entende que cada casa deve ter a responsabilidade de analisar, através dos seus respectivos mecanismos institucionais, a legalidade, a constitucionalidade e o mérito de cada MP.
Outro ponto modificado pela proposta de Bauer é em relação ao tempo de tramitação nas duas casas. Segundo a PEC, as MPs que vierem a ser editadas teriam o prazo de 90 dias na Câmara dos Deputados e, depois de votadas, mais 60 dias no Senado. Segundo o senador, essa mudança evitaria o constrangimento político e institucional de o Senado ter que votar uma MP importante às pressas.
- Não há tempo suficiente para debate, para discussão, para avaliação da matéria. E também propus que no período do recesso legislativo se interrompam os prazos que estarão estabelecidos nessa nova regra, permitindo assim que nós tenhamos um andamento tranqüilo e sem prejuízo da medida provisória na sua análise e no cumprimento dos prazos - assinalou.
Bauer opinou, ainda, que não é justo que matérias propostas e apresentadas pelos representantes do povo no Legislativo sejam postergadas na sua análise e votação por conta do trancamento de pauta em função de medidas provisórias que são apresentadas ao Congresso Nacional.
23/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Proposta de Paulo Bauer também altera tramitação de MPs
Paulo Bauer cobra tramitação de sua PEC sobre rito das MPs
Demóstenes defende modificação de projeto que institui reserva de vagas e propõe "cota social"
Paulo Bauer pede inclusão em pauta de proposta que zera impostos dos medicamentos
Bauer defende adesão de novas empresas ao Simples
Bauer defende investimentos em tecnologia no ensino médio