Belo Monte e Código Florestal serão prioridades na CMA, diz Rodrigo Rollemberg



Indicado por seu partido para presidir a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), listou como prioridades o debate em torno das exigências para a concessão de licenciamento para a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), que deverá ser a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira e a revisão do Código Florestal Brasileiro, proposta que ainda está sendo analisada pela Câmara dos Deputados, e que na comissão será, segundo Rollemberg, "um tema bastante quente".

Outra prioridade da comissão, segundo o senador, é a revisão do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 20 anos em setembro de 2010.

- Temos uma comissão de juristas instalada pelo presidente José Sarney para apresentar sugestões que deverão ser debatidas no âmbito da CMA - disse, em entrevista à Agência Senado.

Sustentabilidade

Na opinião do parlamentar, que aguarda ainda a confirmação de seu nome na presidência da CMA, por votação secreta dos integrantes do colegiado, o Brasil reúne todas as condições favoráveis para se transformar numa potência ambiental. Mas para conquistar esse espaço, o desafio, segundo ressaltou, é garantir desenvolvimento com sustentabilidade ambiental.

- Eu tenho convicção de que o desenvolvimento não é incompatível com sustentabilidade ambiental. Ao contrário. Hoje, nós só teremos desenvolvimento sustentável se tivermos a capacidade de saber gerir bem nossos recursos naturais e toda nossa biodiversidade, para que o país possa ampliar sua produção e sua produtividade, mas garantindo qualidade de vida para as futuras gerações - assinalou o senador.

TCU

Com o Tribunal de Contas da União (TCU), Rodrigo Rollemberg anunciou que pretende fazer uma parceria, com o objetivo de modernizar e melhorar os mecanismos de fiscalização e controle, bem como ampliar os instrumentos de transparência política. Ele afirmou que até já entrou em contato com alguns ministros da instituição, por telefone, e, se confirmado seu nome para presidir a CMA, vai procurá-los formalmente, para "discutir essa agenda positiva".

Copa do Mundo

Rodrigo Rollemberg também destacou ainda o papel da CMA em acompanhar, fiscalizar e garantir a transparência absoluta nos gastos para a realização da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

- Esse será um papel importante da comissão - salientou o parlamentar.

Ele informou ainda que pretende marcar a primeira reunião da CMA para votação de projetos assim que confirmado seu nome para a presidência da comissão. A eleição está prevista para a próxima semana.



17/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg elogia vetos ao Código Florestal

Rodrigo Rollemberg anuncia novos debates sobre o Código Florestal

Rodrigo Rollemberg pede entendimento para novo Código Florestal

Rodrigo Rollemberg lamenta adiamento da votação do Código Florestal na Câmara

Rodrigo Rollemberg diz que novo Código Florestal vai promover 'maior reflorestamento do planeta'

Código Florestal deve contar com instrumentos que incentivem a preservação ambiental, diz Rodrigo Rollemberg