Rodrigo Rollemberg diz que novo Código Florestal vai promover 'maior reflorestamento do planeta'



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apontou em Plenário, nesta terça-feira (6), vários pontos que considera positivos e foram introduzidos no projeto do Código Florestal (PLC 30/2011) durante a sua tramitação na Casa. Segundo ele, caso sejam cumpridas, por exemplo, as novas determinações referentes à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ripárias, que compreendem as matas ciliares, o Brasil executará um grande projeto de reflorestamento.

De acordo com o texto, a obrigação de recuperação das APPs ao longo de cursos d'água foi fixada em 15 metros para córregos de até 10 metros de largura e para os maiores a metade da sua largura, deverá ser observado um mínimo de 30 metros e um máximo de 100 metros de faixa de proteção.

- Isso não é pouca coisa. Se o Brasil empreender as determinações deste Código Florestal nós promoveremos o maior projeto de reflorestamento do planeta e o Brasil cumprirá com muitas sobras o seu compromisso voluntário de reduzir as emissões de gases de efeito estufa - disse.

Segundo Rodrigo Rollemberg, outros avanços são a manutenção de percentuais de reserva legal para os biomas da Amazônia, Cerrado e Campos Gerais; a exigência de recomposição de reserva legal para propriedades maiores que 4 módulos fiscais; a possibilidade de ampliação de APPs em áreas de bacias hidrográficas consideradas críticas; e a introdução de incentivos econômicos para remunerar os produtores que preservarem além do determinado pela lei.



06/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg pede entendimento para novo Código Florestal

Rodrigo Rollemberg elogia vetos ao Código Florestal

Rodrigo Rollemberg anuncia novos debates sobre o Código Florestal

Rodrigo Rollemberg lamenta adiamento da votação do Código Florestal na Câmara

Belo Monte e Código Florestal serão prioridades na CMA, diz Rodrigo Rollemberg

Código Florestal deve contar com instrumentos que incentivem a preservação ambiental, diz Rodrigo Rollemberg