BENEDITA ALERTA PARA AUMENTO DE PRESSÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA ALCA



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) disse hoje (dia 9) que a partir de agora haveráuma pressão maior dos Estados Unidos sobre o Brasil para a implantação da Alca, já que a Câmara de Representantes daquele país aprovou ontem (8) o projeto que dá autonomia ao presidente americano para negociar acordos de livre comércio independentementeda aprovação do Congresso.

- Pode-se vislumbrar, por entre discursos prepotentes e agressivos de certas autoridades estrangeiras, um grande receio com relação ao futuro sucesso do Mercosul. Certamente, as razões estão para além dos aspectos meramente "economicistas". Talvez estejam em conceitos concretos como independência, autodeterminação, soberania - afirmou.

Por causa dessa nova situação, Benedita da Silva sugere que as ressalvas colocadas pelo governo brasileiro precisam ser mais trabalhadas para assegurar uma posição que garanta os interesses do país ao longo da negociação. "O Brasil, pela sua importância no cenário mundial, seus avanços e perspectivas, deve colocar na mesa de negociações o seu lado positivo e defender os seus interesses", destacou.



09/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy alerta o Congresso para possíveis pressões americanas pela implantação da Alca

Presidente da Fiesp diz que Brasil não pode ser subalterno nas negociações para implantação da Alca

Mauro Miranda alerta para os perigos da Alca

Grazziotin alerta para o fim do plebiscito sobre a Alca

BENEDITA ALERTA PARA PERIGO DA DENGUE

BENEDITA ALERTA PARA PERIGO DA DENGUE