Mauro Miranda alerta para os perigos da Alca
Segundo Mauro Miranda, até 2005, quando a Alca deverá entrar em vigor, o Brasil precisa identificar os setores da economia que estão aptos a enfrentar a concorrência, bem como aqueles que seriam prejudicados, com a finalidade de modernizá-los. "Será preciso, também, fortalecer blocos regionais, como é o caso do Mercosul", afirmou.
O senador por Goiás reconheceu ser impossível evitar a globalização, porque seria selar o destino do país como pobre e periférico, incapaz de enfrentar os desafios dos tempos modernos. Mas, ao entrar na Alca, o Brasil precisa conhecer, por exemplo, como serão tratados os subsídios agrícolas. Se os Estados Unidos continuarem a subsidiar, maciçamente, sua agricultura, o impacto negativo sobre exportações brasileiras será catastrófico, advertiu.
Ele lamentou que o Mercosul não tenha conseguido, até hoje, superar suas fragilidades, tais como a persistência de sofríveis indicadores sociais, a ausência de visões macroeconômicas conjuntas que se reflete na incompatibilidade das políticas cambiais adotadas, e a falta de unidade entre os parceiros, abrindo caminho para aproximações bilaterais com os Estados Unidos, como ocorreu com o Chile e ameaça acontecer com a Argentina.
Mauro Miranda enfatizou ser urgente que governantes, parlamentares, empresários e economistas brasileiros se debrucem sobre a realidade econômica continental para aquilatar os possíveis resultados que advirão de uma América sem barreiras comerciais. "As decisões sobre globalização devem, necessariamente, ser tomadas a partir da perspectiva nacional. E o fortalecimento, e até expansão do Mercosul, é parte da solução", sustentou.
18/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda alerta para erosões em Goiás
Mauro Miranda alerta para risco de crise cambial
MAURO MIRANDA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO DE LAGO DE SERRA DA MESA
ALCÂNTARA ALERTA PARA OS PERIGOS DA DESERTIFICAÇÃO
ALCÂNTARA ALERTA PARA PERIGOS DO FUMO
Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes