BENEDITA CRITICA FALTA DE APOIO À EDUCAÇÃO
A greve dos professores do Rio de Janeiro, que deixa fora das salas de aula um milhão de alunos em todo o estado, é, segundo a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), fruto da falta de compromisso das autoridades com a educação. De acordo com a senadora, o governo estadual fez uma única proposta de abono salarial de 70%, qualificada como inconcebível. "A reivindicação dos professores é de que o atual piso - de R$ 100 - seja elevado para R$ 600. A proposta do Executivo estadual, além de insuficiente, é incompleta, porque exclui os inativos e o pessoal de apoio", criticou.
Para a senadora, o descaso com a educação não é privilégio do Rio de Janeiro. Ela citou dados "nada otimistas, diferentes dos que o governo federal vem anunciando, fornecidos pela Fundação Getúlio Vargas, sobre a situação da educação brasileira.
- O ano letivo no Brasil foi iniciado com 6,1 milhões de crianças fora da escola. A estas, se somariam mais 3 milhões que deverão deixar os bancos escolares até o fim do ano - relatou a senadora fluminense.
Segundo Benedita da Silva, o quadro é mais grave devido aos cerca de 3 milhões de alunos repetentes crônicos. "São, portanto, 12 milhões de crianças para as quais 1998 será um ano perdido, o que corresponde a um contingente maior que a população de Portugal e um terço da população argentina", lamentou.
26/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚNIA CRITICA FALTA DE APOIO DO GOVERNO À AGRICULTURA
Paim critica falta de investimento na educação de base
BENEDITA ALERTA PARA FALTA DE RECURSOS NA ÁREA DA SAÚDE
FALTA DE ESCOLA E EMPREGO EMPURRA JOVENS PARA O CRIME, ALERTA BENEDITA
BENEDITA PEDE APOIO PARA FERRONORTE
BENEDITA CRITICA PACOTE FISCAL