BENEDITA QUER INFORMÁTICA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS



O ensino de informática será obrigatório nos currículos dos estabelecimentos de 2º e 3° graus, caso seja aprovado projeto apresentado pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ). Ela argumenta que uma das principais barreiras para quem busca trabalho é a informática, "já que raramente, na atualidade uma empresa admite quem não domine ou tenha conhecimentos básicos de micro, sofwares ehardwares".

Pelo projeto, os Conselhos Estaduais de Educação devem implantar o ensino de informática no que se refere aos aspectos pedagógicos e didáticos e as escolas com até 100 alunos teriam um prazo máximo de dois anos, a partir da publicação da lei, para admitir ou capacitar seus professores ao ensino da nova disciplina.

Na opinião de Benedita da Silva, a globalização acentuou as desigualdades econômico-culturais dos diversos países e a competitividade se acirrou em todas as instâncias de vida dos cidadãos, notadamente nas suas atividades profissionais. Ela lembrou que o Brasil apresenta uma das mãos-de-obra mais desqualificadas do mundo, e "isto se verifica em todas as suas atividades econômicas: na construção civil, na indústria, na prestação de serviços".

- A troca de informações diversas, a cultura, o aprendizado se processa, hoje, mais rápido e eficientemente, nos grandes centros por meio de computadores integrados a redes mundiais. Há que se eliminar o descompasso entre a educação, profissionalização e o mercado de trabalho, de modo a proporcionar igualdade de oportunidade para todos - ressaltou a senadora.

09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Informática poderá entrar nos currículos escolares

Volta à CE projeto que inclui informática nos currículos escolares

Senado pode incluir informática nos currículos escolares

CE aprova inclusão da matéria Informática nos currículos do 1º e 2º graus

Educação Física será obrigatória nos currículos das escolas

BENEDITA QUER SEDE DA ANP NO RIO DE JANEIRO