BENI VERAS NÃO QUER MINAS E ESPÍRITO SANTO COM INCENTIVOS DA SUDENE
O senador Beni Veras (PSDB-CE) manifestou-se hoje (dia 25), em discurso, contra o projeto que estende ao Vale do Jequitinhonha (MG) os incentivos concedidos pela Sudene. Já aprovado pelo Senado, o projeto recebeu na Câmara emenda incluindo nos benefícios 27 municípios do Espírito Santo e já está retornando para nova votação dos senadores.
-Não é dividindo a escassez que vamos resolver todos os problemas regionais do país. Temos de buscar formas mais criativas e eficazes. Na década de 70,quando se quis abordar a questão amazônica, a soluçãofoi estender os incentivos do Nordeste à Amazônia. Ninguém se orgulha dos resultados - observou Beni Veras.
Ex-relator da comissão especial do Senado que estudou os problemas do desenvolvimento regional do país, Beni Veras sugeriu que o governo de Minas tem condições de preparar um programa de desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, com apoio do governo federal e financiamentos do Banco Mundial e do BID. O mesmo pode ser feito com outrosbolsões de pobreza do país, como o Norte do Espírito Santo, o Vale do Ribeira (SP), o Pontal do Paranapanema (SP), o Norte fluminense e o Litoral Sul de Santa Catarina.
Caso o Vale do Jequitinhonha e o Norte do Espírito Santosejam incluídos como área da Sudene,"o projeto de lei conseguirá o duplo resultado de piorar as condições do Nordeste e de impedir uma solução melhor para as duas regiões que elequer beneficiar", opinou o senador. Para ele, se a extensão à área da Sudene for concedida, "todos vão ficar acomodados, cruzando os braços, porque julgarão que já fizeram o que tinha de fazer".25/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
IGNÁCIO QUER INCLUSÃO DE NORTE DO ESPÍRITO SANTO NA ÁREA DA SUDENE
BENI VERAS: SACRIFÍCIO FOI DISTRIBUÍDO ENTRE TODOS
JADER: APOSENTADOS FICAM A DEVER A BENI VERAS
BENI VERAS DIZ QUE ATUAÇÃO DO BANCO DO NORDESTE É EXEMPLAR
BENI VERAS APRESENTA PARECER SOBRE EMENDAS NESTA 5ª-FEIRA
NORTE DO ESPÍRITO SANTO E VALE DO JEQUTINHONHA NA ÁREA DA SUDENE