BENI VERAS DIZ QUE ATUAÇÃO DO BANCO DO NORDESTE É EXEMPLAR



O senador Beni Veras (PSDB-CE) afirmou hoje (dia 13) que, ao comemorar 45 anos, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) promoveu importantes mudanças na sua estrutura e está cumprindo fielmente seu papel de banco de desenvolvimento, "num exercício de aplicabilidade das macropolíticas que precisam ser adotadas dentro do novo cenário de globalização e da própria reforma de Estado".

Em 1997, o BNB fechou o balanço líquido do primeiro semestre com lucro líquido de R$ 26,6 milhões, registrando um crescimento de 55% em relação a igual período de 1996. "Mais importante que o lucro", na opinião do senador, foi a injeção de recursos na economia regional, da ordem de R$ 1,1 bilhão em apenas seis meses.

Esses resultados, conforme Beni Veras, foram alcançados com a utilização de recursos internos e externos, associados a mudanças que aproximaram o banco do agente produtivo regional. Assim, acrescentou, de 27 mil operações contratadas no ano de 1994, o BNB, após as mudanças, "contrata, em média, mais de 20 mil operações por mês".

Com novos programas, o BNB fez-se presente junto aos 1.875 municípios do Nordeste, sendo que 88% de suas aplicações caracterizam-se como investimentos de longo prazo, "operações próprias de banco de desenvolvimento", salientou.

Beni Veras destacou que, também sob a nova orientação estratégica, o BNB aperfeiçoou a atuação do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão que se transformou no maior banco de dados sobre a região nordestina e suas potencialidades.

Entre outros aspectos positivos, ele ressaltou o programa Agente de Desenvolvimento, através do qual um funcionário do banco, selecionado e treinado, tornou-se o responsável por cerca de quatro municípios onde o BNB não mantém agências, "conseguindo pôr-se ao lado de todos os nordestinos".



13/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENI VERAS: SACRIFÍCIO FOI DISTRIBUÍDO ENTRE TODOS

JADER: APOSENTADOS FICAM A DEVER A BENI VERAS

BENI VERAS NÃO QUER MINAS E ESPÍRITO SANTO COM INCENTIVOS DA SUDENE

BENI VERAS APRESENTA PARECER SOBRE EMENDAS NESTA 5ª-FEIRA

Banco do Nordeste elabora estudo sobre cultivo de algodão no Nordeste

Carlos Wilson homenageia Juscelino e destaca atuação do ex-presidente na integração do Nordeste