Berfran: PMDB não aprovará aumento de impostos
O vice-líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Berfran Rosado, afirmou que o governador Olívio Dutra mais uma vez quer mexer no bolso da sociedade gaúcha ao enviar para o Legislativo o projeto de aumento de impostos. "Atolado nas inúmeras promessas de campanha, que não estão sendo cumpridas, o governo do PT rasga o discurso eleitoreiro e tenta penalizar a população do Estado", sustentou. Segundo Berfran, um ano depois de ter sido derrotado num projeto semelhante, mais uma vez quer sacrificar o contribuinte com aumento de impostos.
"O governo do PT, usando sempre o mesmo discurso, repete as desculpas e até produz comerciais de TV, pagos com dinheiro público, dizendo que a alteração da matriz tributária beneficia pessoas de baixa renda, uma vez que aumenta alguns impostos enquanto outros são reduzidos", destacou o parlamentar peemedebista. De acordo com ele, o governo petista mente para a sociedade gaúcha, como mentiu na campanha, dizendo que não iria aumentar impostos, já que isso era "coisa de medíocres".
Berfran argumenta que levantamento técnico da bancada do PMDB comprova que o governo do PT não precisa onerar a sociedade gaúcha com novos impostos para continuar administrando. Destacando que o PMDB votará contra a proposta, o vice-líder da bancada afirmou que a primeira preocupação foi deixar evidente que não se trata de "alteração da matriz tributária", mas um claro aumento de impostos. O deputado diz, ainda, que os benefícios anunciados já existem. As hortaliças são isentas desde o surgimento do ICMS, como já ocorre em relação ao leite e aos pescados.
No caso dos embutidos, como salsicha, mortadela e lingüiça, a alíquota de 7% vigorou até dezembro de 1998, não tendo sido prorrogada pelo PT. "Isso mostra que os benefícios significam apenas um engodo, um falso aumento. Olívio vai dar o que cancelou, sem dizer que tinha tirado e tentado passar a falsa idéia de que são novos instrumentos criados pela benevolência petista", destacou o líder da bancada do PMDB na Assembléia.
11/14/2000
Artigos Relacionados
PMDB comprova que projeto de aumento de impostos é desnecessário e prejudicial
PMDB de Santa Cruz do Sul contesta apoio ao aumento de impostos
PMDB votou contra o aumento de impostos em defesa dos interesses da sociedade
Senado não aprovará criação de novos impostos, diz Mario Couto
Renan: PMDB aprovará tudo o que for preciso para esclarecer denúncias
Deputado Berfran Rosado critica aumento dos pedágios