BEZERRA QUER EXPLICAÇÕES SOBRE CRISE AGRÍCOLA
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) cobrou do governo federal explicações em relação a crise que está atingindo a agricultura, pois conforme lembrou, "a equipe econômica deu mostras de que despertara para o papel de uma agricultura sadia e produtiva na economia do país, seu peso no PIB, sua participação nas exportações, sua influência na estabilidade dos preços, seus benefícios na criação de empregos e na distribuição demográfica".
Para o senador, o primeiro ano do Plano Real não foi um ano feliz para o setor agrícola. Segundo Carlos Bezerra, a crise de endividamento que se abateu sobre o campo brasileiro naquela ocasião passou a constituir-se em obstáculo macroeconômico ao plano, chamando dessa forma a atenção dos seus gestores.
Entretanto, lembrou o senador, para a safra deste ano, o governo anunciou que liberaria R$ 12 bilhões, valor que, na sua opinião, ainda não é o ideal para um setor agrícola dinâmico e com grande potencial de crescimento. "Mas, é um volume de recursos que, se efetivamente aplicado, e no lugar correto, já poderia ser visto como uma sinalização para o produtor rural de que sua atividade é levada a sério pelos governantes", afirmou.
Carlos Bezerra afirmou, contudo, que surgem notícias de que o governo não está cumprindo a promessa. De acordo com o senador, o financiamento de custeio de safra não está fluindo, nem em volume suficiente, nem em tempo hábil.
- A cada dia que passa, sem que os financiamentos prometidos sejam liberados, vão sendo frustradas as previsões de safra. O que está acontecendo afinal? Será uma recaída em direção a uma política de desprezo à agricultura ou um desentendimento entre áreas do governo? - questionou.26/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÁDER QUER EXPLICAÇÕES SOBRE CRISE DAS POLÍCIAS
Carlos Bezerra pede explicações à FHC por não sancionar lei sobre embalagens de agrotóxicos
Com apoio da maioria, Fernando Bezerra repete explicações sobre denúncias de favorecimento
Senadores cobram explicações do governo sobre crise no tráfego aéreo
Goellner alerta o governo federal sobre crise agrícola no país
Bornhausen quer explicações sobre P-52 e AES