BIBLIOTECA PARTICIPA INTENSAMENTE DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS



"Nada acontece no Senado sem que a Biblioteca tenha tido, pelo menos, uma pequena participação", destaca sua diretora, Simone Bastos Vieira, afirmando que o acervo de 150 mil volumes é permanentemente consultado por senadores, assessores e consultores, quando vão redigir discursos, elaborar proposições legislativas ou acompanhar sua tramitação. "Somos apenas 47 funcionários, mas nenhuma solicitação fica sem atendimento."

Durante 1997, a Subsecretaria de Biblioteca do Senado atendeu mais de 500 consultas e pesquisas diárias de seus usuários, somando exatas 73.414, tendo registrado, ainda, cerca de 45 mil empréstimos e devoluções de livros, periódicos, mapas, microformas e CD ROMs. "O acervo de recortes de jornais é dos mais completos do DF, somando 2 milhões de peças sobre 5.500 temas, compilados desde 1974. Nada foi jogado fora desde então porque ele representa uma memória dinâmica da história do país", diz Simone.

- que não temos sabemos onde encontrar, através da rede Sabi, um complexo de 16 bibliotecas de instituições federais dos Três Poderes da República, que a nossa biblioteca coordena, por ser a mais antiga, fundada em 1826. Os serviços estão abertos a qualquer brasileiro, mas o sistema de empréstimos é limitado aos senadores e funcionários da Casa -prosseguiu.

A diretora explica que o horário normal de funcionamento da biblioteca é das 8 às 19 horas, em dias úteis. "Havendo solicitação de senadores ou diretores da Casa, podemos trabalhar em regime de plantão noturno, atendimento em fins de semana e feriados. Durante a Constituinte, por exemplo, permanecemos abertos 24 horas diariamente, por mais de seis meses seguidos, para não deixar nenhuma necessidade de pesquisa ou consulta sem atendimento", relata Simone.

Além de atender público externo e interno, a biblioteca edita boletins para as Comissões Permanentes do Senado, com clippings sobre temas da atualidade brasileira e internacional, e publica a Bibliografia Brasileira de Direito, com referências bibliográficas de monografias e artigos de periódicos em português e outras línguas. Seu acervo é especializado em Ciências Sociais, com destaque para Direito e Ciência Política.

REFORMA

Desde o mês de fevereiro, a Biblioteca do Senado está em reformas, para ampliar sua área útil de 2.600 para 3.000 metros quadrados. Além de aumentar sua capacidade de armazenamento, ela contará com uma sala exclusiva para senadores e seus assessores diretos. "Essa tem sido sua constante reivindicação de privacidade e sigilo nos últimos três anos, quando as necessidades de expansão dos serviços absorveram a área que lhes era reservada", explica Simone.

Para a diretora, porém, a tônica da reforma é a agilização dos trabalhos, através do uso mais intenso da informática, que eliminará totalmente os catálogos manuais. "Desde 1972, nossos serviços internos estão informatizados, mas restam lacunas injustificadas: não há computadores para que os usuários consultem o catálogo eletrônico, quando estão dentro da biblioteca. Quem acessa esse catálogo, através da Internet, não pode verificar se a obra desejada está emprestada a alguém, nem quando será devolvida."

A sala de obras raras, com cerca de 2 mil volumes, será ampliada para deixar de ser um mero 'aquário' de vidro blindex, diz Simone. "Vamos proporcionar-lhes uma ambientação adequada, com temperatura e umidade condizentes com a idade dessas obras, as mais antigas datando do século XVII, como é o caso do Novus Orbis e Historie Ofte Iaerlijck, de autoria de Joannes Laet, diretor da Companhia das Índias Ocidentais, assunto desses dois livros."

Depois da reforma, a biblioteca contará com um miniauditório para palestras, debates sobre prosa e poesia, representando também um espaço nobre para lançamentos de livros, enfatiza a diretora. "É uma maneira de tornar nosso espaço mais atualizado e dinâmico, dentro do conceito moderno de biblioteca, um local de cultura e debates, não um mero depositário frio de livros e periódicos", conclui Simone Bastos Vieira.



09/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim faz balanço de trabalhos legislativos

Áudio | Balanço dos trabalhos legislativos da semana

PSDB começa a obstruir trabalhos legislativos

Presidente faz balanço positivo de trabalhos legislativos

Mozarildo pede o aprimoramento dos trabalhos legislativos

CONGRESSO REABRE TRABALHOS LEGISLATIVOS EM 5 DE JANEIRO