Blocos políticos e econômicos



Em várias partes do mundo, países unem-se por meio de acordos intergovernamentais dando origem a blocos interregionais com objetivos políticos ou sociais. O Brasil participa de vários blocos, confira alguns a seguir:


Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Criada em 1996 na I Conferência de Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, a Comunidade é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que aderiu ao grupo após sua independência em 2002.

Seu objetivo é aprofundar as relações entre os países-membros, que possuem laços históricos, étnicos e culturais comuns. Concentra suas ações em três frentes: a concentração político-diplomática; a cooperação em todos os domínios; e a promoção e difusão da língua portuguesa. 

O Brasil tem realizado diversas ações de cooperação técnica com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e com o Timor-Leste nas áreas de formação profissional, segurança alimentar, agricultura, saúde, entre outras.



14/11/2013 14:25


Artigos Relacionados


CRE discuti blocos econômicos em encontro com parlamentares italianos

Siqueira exalta sistema de cooperação em blocos econômicos

Blocos econômicos devem prever livre circulação de pessoas, afirmam senadores da CRE

Para Sarney, crise atravessada por Mercosul é natural na construção de blocos econômicos

Senadores pretendem conhecer aspectos políticos, econômicos e culturais das nações africanas

Argumentos econômicos e políticos marcam divergências sobre ingresso da Venezuela no Mercosul