BOAVENTURA QUER ISENÇÃO PARA COMPRA DE VEÍCULO POR ENTIDADE FILANTRÓPICA



Será apreciado em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos projeto do senador Albino Boaventura (PMDB-GO) que isenta as instituições filantrópicas e religiosas do Imposto sobre produtos industrializados na aquisição de veículos utilitários. No entendimento do autor, a isenção proposta representará significativo subsídio para as entidades de assistência social enquanto será mínimo o ônus que recairá sobre o poder concedente.

- As entidades filantrópicas realizam a importantíssima missão de complementar as políticas e ações oficiais. Nesse mister, a filantropia vive a eterna luta para mobilizar recursos, nem sempre conseguindo equilibrar receitas e despesas - explicou o senador.

Na opinião de Boaventura, essas entidades "são como organizações privadas oficiosas realizando ações de governo por substituição legal". Isso, conforme justificou, as credencia, legal e moralmente, a receber benefícios fiscais como apoio público ao desempenho de sua missão.

Além disso, o senador argumenta que, a partir da reorganização do sistema, promovida pela lei n.º 8.742, de 1993, houve recadastramento das instituições, com novos critérios e com a responsabilidade do Conselho Nacional de Assistência Social, o que a seu ver, resultou no saneamento das entidades, conferindo-lhes confiabilidade.



28/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma comemora os 90 anos de entidade filantrópica

Flávio Arns quer isenção de IPI para compra de transporte escolar de deficiente

Agricultores familiares poderão utilizar crédito rural para compra de veículo

Entidade beneficente tem 60 dias para enviar dados e manter isenção

CDH aprova isenção de impostos para doações de entidade assistencial a outro país

Veículo roubado terá isenção de IPVA