Bolívia poderá dar imóvel ao Brasil para abater juros de dívida
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (18) parecer do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) favorável a mensagem presidencial (267/05) que autoriza o Poder Executivo a aceitar dação de imóvel do governo da Bolívia como parte da liquidação de juros pendentes de pagamento da dívida daquele país junto ao governo brasileiro, reestruturada em 2004. O imóvel está localizado no Edifício Multicentro, em La Paz, e está avaliado em US$ 2,09 milhões.
Jonas Pinheiro esclareceu que a dação do imóvel ao Brasil segue orientação da política brasileira de recuperação de créditos de ativos nacionais junto a nações estrangeiras, com o apoio do Clube de Paris. No entender do senador, trata-se de uma grande oportunidade de países, a exemplo da Bolívia, regularizarem as suas respectivas dívidas junto ao Brasil.
A mensagem presidencial, já aprovada pelas Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), segue agora para análise do Plenário.
18/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada pela CCJ entrega de imóvel do governo da Bolívia em troca de pagamento de juros devidos ao Brasil
União autorizada a aceitar imóvel como parte do pagamento da dívida da Bolívia
CAE aprova dação de imóvel do governo da Bolívia ao Brasil
CAE APROVA ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES PARA ABATER DÍVIDA
Médicos e Professores poderão abater dívida do Fies com trabalho na rede pública
Gasoduto Bolívia-Brasil poderá ter novo crédito de US$ 180 milhões