Brasil está ativo em frentes de negociações comerciais



“O Brasil está ativo em todas as frentes de negociações comerciais internacionais, sejam multilaterais, regionais ou bilaterais”, afirmou hoje o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Ele salientou que o ativismo brasileiro nas negociações se pauta pelo pragmatismo e citou como exemplo a atuação na Organização Mundial do Comércio (OMC).  “Há temas que devem ser tratados na OMC para que possamos avançar. Por exemplo, na questão dos subsídios agrícolas, não há possibilidade técnica de solução bilateral”, explicou o secretário, justificando o apoio e o engajamento do Brasil para a realização da Conferência Ministerial da OMC em Bali, na Indonésia, no próximo mês. 

Sobre as negociações regionais e bilaterais, Godinho informou, na audiência, que, nesta sexta-feira (15), será realizada uma reunião com técnicos dos governos dos países do Mercosul, em Caracas, na Venezuela, para tratar da lista de ofertas do bloco para um acordo comercial com a União Europeia. “Esta é uma etapa importante nas negociações de um acordo que o governo brasileiro considera promissor com ganhos de médio e longo prazo”, avaliou.


Fonte: 

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



14/11/2013 17:57


Artigos Relacionados


Reino Unido quer dobrar negociações comerciais com Brasil até 2015

Congresso acompanhará negociações comerciais

Alcântara diz que Brasil está atento às práticas comerciais de outros países

Celso Amorim acredita em avanço das negociações comerciais na OMC

OMC sobrevive como foro de negociações comerciais, avalia Collor

CRE pode votar projeto que regulamenta participação do governo em negociações comerciais