Brasil não pode subestimar efeitos da crise, diz César Borges ao conclamar parlamentares a um "esforço suprapartidário"



Apesar de o Brasil ter sólidos fundamentos macroeconômicos, o país não pode subestimar os efeitos da crise financeira internacional, avaliou nesta quarta-feira (22) o senador César Borges (PR-BA), ao conclamar os parlamentares a um "esforço suprapartidário" para ajudar o Brasil a enfrentar as turbulências do que pode ser a "maior crise do capitalismo moderno".

VEJA MAIS

Na opinião do senador, as medidas já tomadas pelo governo federal foram "bem dirigidas e até corajosas", como a redução do recolhimento compulsório dos bancos; os leilões de dólares promovidos pelo Banco Central (BC); e a participação ativa das instituições financeiras oficiais.

- Inclusive, foi editada a Medida Provisória nº 443/08, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a adquirirem participação em instituições financeiras sediadas no Brasil, até mesmo com a possibilidade de participação em construtoras. É algo totalmente inovador - avaliou.

Entretanto, disse César Borges, essas ações no Brasil e no mundo ainda não foram suficientes para resolver os problemas de escassez de crédito e de liquidez. O que ajuda, na opinião do senador, é que o Brasil possui sólidos fundamentos macroeconômicos, "trunfos para enfrentar a crise": reservas internacionais elevadas e sistema financeiro com uma carteira de crédito da ordem de R$ 1,1 trilhão.

- Além disso, contamos com a credibilidade de um histórico de quase uma década de cumprimento de metas de superávit primário e da adoção do regime de metas de inflação, muitas vezes criticado, mas importante para dar credibilidade ao país - completou.

Mesmo assim, acrescentou César Borges, é necessário que o governo federal seja prudente com os gastos públicos e não aumente a taxa de juros. Para ele, é o momento de o governo implantar um "programa seletivo de contenção de gastos", preservando, porém, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).



22/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Apesar de cenário interno favorável, Brasil não pode subestimar crise financeira internacional, diz Mercadante

César Borges pede antecipação do empenho das emendas parlamentares

César Borges condena corte de emendas parlamentares pelo Executivo

César Borges elogia medidas do governo contra a crise

César Borges pede solução para a crise na produção de cacau

César Borges cobra solução para crise na cacauicultura baiana