Brasil participa de Festival Mundial de Artes Negras no Senegal



Símbolo do diálogo entre os povos e as culturas da Diáspora Africana, o III Festival Mundial das Artes Negras (Fesman) será realizado até 31 de dezembro, no Senegal. O evento apresenta a visão de uma África livre, criativa e otimista. O Brasil é o convidado de honra desta edição, e a delegação brasileira, a maior de todo o festival, é representada por 362 personalidades, entre artistas, cineastas, grupos de música, de dança e intelectuais.

A organização da delegação brasileira é de responsabilidade do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares; do Ministério das Relações Exteriores, por meio de seu Departamento Cultural e da Embaixada do Brasil no Senegal; e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Brasil é representado por nomes como o de Conceição Evaristo, Petronilha Dias, Zelia Amador, Henrique Cunha, Rafael Sanzio, Mario Nelson, Marcelo Paixão, Kabenguele Munanga, Nilza Iraci e Eliane Borges.

Na última sexta-feira (17), o País teve uma noite dedicada à exibição de suas riquezas musicais e outras manifestações artísticas. As atrações envolveram grandes artistas e grupos, como Margareth Menezes, Olodum, Rita Ribeiro, Ilê Aiyê, Chico César, Sandra de Sá, Rappin´ Hood, Nilze Carvalho, Mombaça, Cantos de Congo, Lazzo, a Escola de Samba Império Serrano, entre outros.

Além das manifestações artístico-culturais, o evento incluiu na programação um fórum com intelectuais dos países envolvidos, que debaterão temáticas relacionadas à Renascença Africana.

Idealizado e coordenado pelo escritor e vice-presidente da Assembléia Nacional do Senegal, Iba der Thiam, o encontro será encerrado pelo presidente do país, Abdoulaye Wade.


Fonte:
Ministério da Cultura



20/12/2010 11:08


Artigos Relacionados


Festival de mulheres negras acontece em Brasília

Inácio Arruda relata participação em Fórum Social Mundial no Senegal

Brasil participa de Fórum Mundial de Ciência na Hungria

Brasil participa de fórum mundial de prevenção à tortura em Genebra

Brasil participa do 15º Congresso Mundial de Inclusão Internacional em Berlim

Petrobras participa do Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água, na França