Brasil pode contribuir para a paz, diz Suplicy
A cordialidade existente entre as comunidades brasileiras de árabes e israelenses permite ao Brasil, segundo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), adotar uma posição de destaque na busca de uma solução pacífica para a crise do Oriente Médio.
- Podemos ser os catalisadores de um entendimento para a paz - disse Suplicy nesta quinta-feira (4), durante debate em Plenário com o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer.
Em resposta, Lafer disse que ele próprio e o presidente Fernando Henrique Cardoso estão empenhados em conversar com líderes de todo o mundo - inclusive o chanceler israelense, Shimon Peres - sobre a necessidade de uma solução para o conflito que inclua a "presença internacional" como medida indispensável de curto prazo.
O senador lamentou ainda a condenação, nos Estados Unidos, do brasileiro Elson Souza, por liderar uma quadrilha de imigração ilegal pela fronteira mexicana. Ele observou que a busca de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca) não deve beneficiar apenas as grandes empresas multinacionais, mas também os trabalhadores do continente.
04/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy: renda básica de cidadania pode contribuir para redução da criminalidade
Suplicy sugere que Brasil tem muito a contribuir para a paz no Oriente Médio
Brasil pode contribuir para a paz entre palestinos e israelenses, diz Osvaldo Sobrinho
Brasil pode contribuir no debate sobre desenvolvimento sustentável, afirma Agripino
Suplicy acredita que Barack Obama irá contribuir para derrubar o muro que separa EUA do México
Doação de jornais pode contribuir para o hábito da leitura