Suplicy: renda básica de cidadania pode contribuir para redução da criminalidade



Em pronunciamento nesta terça-feira (21), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a implantação da renda básica de cidadania, oriundo de projeto de sua autoria, como forma de oferecer oportunidade de educação e condições de sobrevivência mais dignas a menores envolvidos em atividades criminosas.

Suplicy lembrou que, “com razão”, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, manifestou-se recentemente contra a redução penal da maioridade, por considerar que o Estado precisa atacar as causas do problema que levam jovens a cometer delitos.

Nestes primeiros anos do século 21, disse Suplicy, cada vez mais adolescentes pobres jovens fazem uso do crack, visto que “a droga é a mais barata dos entorpecentes, por ser considerada o lixo da cocaína, e causa rapidamente a sensação de prazer que o jovem abandonado, emocional, financeira ou afetivamente, sente”.

A falta de esperança, aliada à impossibilidade de ter uma educação de qualidade, torna corriqueiro o uso de traficantes adolescentes como “aviões do tráfico” por adultos, disse Suplicy. Essa atividade, afirmou, acaba tirando-lhes o resto da humanidade que possuíam e transformando-os em seres frios e desumanos.

- Para eles, não faz a menor diferença entre passar crack aos 16 anos se a maioridade penal for aos 18, aos 15, se ela for aos 16, aos 14, se for aos 15, e assim por diante – afirmou.

Suplicy disse que os países avançados estão elevando em vez de reduzir o limite da maioridade penal, em razão da tendência de combater a criminalidade com medidas socioeducativas.

O senador observou ainda que o artigo 228 da Constituição estabelece que são penalmente inimputáveis os menores de 18 anos e que os direitos e garantias individuais - em que estaria inserido o limite atual - não podem ser modificados por emenda.

- A inimputabilidade penal, por ser um direito individual dado a pessoas que ainda não têm 18 anos de idade, é uma cláusula intocável, como todo e qualquer direito individual consagrado na Constituição Federal – afirmou.



21/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede ao BID apoio para projetos de renda básica de cidadania

Suplicy pede medidas para concretizar Renda Básica de Cidadania

Suplicy pede criação de grupo para implantar a renda básica de cidadania

Suplicy oferece assessoria ao Timor para implantar renda básica de cidadania

Suplicy espera evolução do Bolsa-Família para Renda Básica de Cidadania

Suplicy pede criação de grupo de trabalho para instituir renda básica de cidadania