Brasil promove ações para implementar objetivos da Convenção da Diversidade Biológica



O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade. Durante todo ano, serão desenvolvidas ações para estimular a implementação dos três objetivos da Convenção da Diversidade Biológica (CDB): conservação da biodiversidade, uso sustentável de seus componentes e distribuição equitativa e justa dos benefícios advindos da utilização dos recursos genéticos. Segundo a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, o Brasil tem investido esforços consideráveis para a aprovação, na COP-10 (a ser realizada em Nagoya -Japão, em outubro deste ano), de um regime internacional específico para repartição de benefícios oriundos da biodiversidade.

Ela ressaltou ainda outros esforços para reduzir a perda de biodiversidade, como a diminuição da taxa de desmatamento na Amazônia e a ampliação do sistema de monitoramento dos desmatamentos para a Caatinga e o Pampa, além do anúncio, dos planos de ação para prevenção e controle do desmatamento no Cerrado e no Pampa, a semelhança do que já é feito no bioma amazônico.

Na quinta-feira (7), durante lançamento do Ano Internacional da Biodiversidade, em Curitiba/PR, ato que também encerrou a segunda Reunião de Curitiba para Cidades e Biodiversidade, a secretária enfatizou a importância do conceito de biodiversidade para a construção da cidadania ambiental e para que a ampliação das cidades se dê em bases sustentáveis. “Inserindo a variável biodiversidade no Plano Diretor das Cidades, podemos criar territórios menos vulneráveis e evitar tragédias como a que ocorreu no início desse ano em Angra dos Reis”.

Os eventos promovidos pelo MMA durante todo o ano visam reafirmar a importância estratégica da biodiversidade para o desenvolvimento do País e para o combate à pobreza. As datas comemorativas como o Dia da Caatinga, do Cerrado e da Água terão a biodiversidade como eixo de discussão.

Convenção da Diversidade Biológica - A CDB foi um dos maiores resultados da Rio 92 - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e é o principal fórum mundial na definição do marco legal e político para temas e questões relacionados à biodiversidade (168 países assinaram a Convenção e 188 países já a ratificaram).

Em  Questão edição nº 962 – 12/01/2010

 



02/03/2010 17:04


Artigos Relacionados


Brasil lança 4º Relatório Nacional para Convenção sobre Diversidade Biológica

Brasil fica satisfeito com as resoluções da Conferência das Partes na Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP 11)

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Brasil é destacado na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)

Representantes dos Ministérios do Meio Ambiente de Brasil, Índia e África Do Sul se encontram na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)

80 países debatem implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica

Novo secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é técnico brasileiro