Brasil reforça acordos previdênciários com Angola e Moçambique



O governo brasileiro quer estreitar as relações com países africanos que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a fim de avançar nos acordos previdenciários com Angola e Moçambique. As negociações terão início entre os dias 2 e 10 de novembro deste ano, podendo beneficiar os 40 mil brasileiros que moram em Angola.

Em Moçambique, o ministro brasileiro Carlos Eduardo Gabas terá reunião com a ministra da Mulher e Ação Social, Yolanda Cintura. A pauta de conversações com as autoridades moçambicanas prevê uma avaliação do projeto de cooperação técnica que está em fase final de elaboração entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Instituto Moçambicano de Seguro Social, para informatização do sistema previdenciário daquele país africano.

Também estará em análise a negociação já iniciada para que Brasil e Moçambique assinem acordo bilateral de previdência. A agenda inclui ainda reuniões com representantes da comunidade brasileira residente nesses países. O objetivo é informar sobre as negociações mantidas na área previdenciária e os benefícios que serão garantidos futuramente.


Fonte:
Ministério da Previdência Social



29/10/2010 13:45


Artigos Relacionados


Brasil quer ampliar acordos previdenciários internacionais

Inpe vai capacitar técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai a monitorar florestas por satélite

AGU economiza R$ 879 mil em 362 acordos previdenciários

Procuradorias fecham 126 acordos previdenciários na PB

AGU celebra 110 acordos em processos previdenciários em fevereiro

Acordos previdenciários da AGU poupam R$ 3 mi dos cofres públicos