Brasil terá centro de treinamento financeiro conjunto com países da América Latina



Um acordo firmado entre o Banco Central do Brasil, o Ministério da Fazenda, o Ministério das Relações Exteriores e o Fundo Monetário Internacional, decidiu pela criação de um centro de treinamento conjunto para a América Latina que terá sede em Brasília (DF). A unidade será chamada de Centro de Treinamento Brasileiro (ou BTC na sigla em inglês para Brazilian Training Center), e será construída no campus da Escola de Administração Fazendária (Esaf).


O objetivo do acordo é oferecer treinamentos a funcionários dos governos dos países da América Latina e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. 

A programação prevê treinamentos anuais, onde serão abordados temas como políticas e administração macroeconômica, programação financeira, assuntos do setor financeiro e bancário, financiamento governamental, assuntos externos e estatísticas. Além disso, conforme definido no memorando de entendimento, os cursos serão ministrados em português , espanhol e inglês.


O BTC vai ser administrado por um comitê com representantes da Esaf, da Universidade Corporativa do Banco Central (UniBacen), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Instituto FMI (INS).


No entanto, o BC, os ministérios e o FMI ficaram responsáveis por definir o número de vagas e as qualificações necessárias aos participantes dos cursos. Os custos serão divididos entre as partes. O memorando de entendimento tem validade de três anos a partir da data de assinatura.


Fonte:
Banco Central



27/05/2010 18:53


Artigos Relacionados


Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina

SP terá maior centro de Radioterapia da América Latina

São Paulo terá o maior centro de radioterapia da América Latina em 2009

Estudantes de outros países da América Latina podem cursar graduação no Brasil

Brasil faz acordo para aumentar os voos entre países da America Latina

Lula diz que Brasil deve ajudar países menos desenvolvidos da América Latina