Brasileiros sofrem em cidades mal planejadas, diz Eunício Oliveira



Apesar de 84% dos brasileiros viverem nas cidades, os governos ainda não se voltaram ao planejamento urbano, afirmou nesta quinta-feira (3), em Plenário, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O parlamentar afirmou que todos os níveis da administração pública - federal, estadual e municipal - precisam repensar o planejamento das cidades.

Os brasileiros enfrentam diariamente enormes carências em saneamento básico, mobilidade urbana, saúde, educação, habitação e segurança pública, salientou Eunício Oliveira. Para ele, as autoridades precisam buscar soluções para esses problemas e evitar que os municípios sejam levados à falência.

Eunício Oliveira advertiu que, além de enfrentar os problemas cotidianos, as autoridades precisam pensar o futuro das novas gerações. E ele disse que o brasileiro já apontou o caminho para esse futuro: melhor ordenamento urbano e destinação mais equilibrada do dinheiro público para qualificar os serviços públicos e a infraestrutura urbana.

- Impõe-se, por isso, a necessidade de rediscutirmos o pacto federativo, a fim de que os municípios ocupem maior participação na distribuição da arrecadação de impostos. Mas só isso não basta: é preciso repensar as gestões e o planejamento das vocações das cidades. Sejam a agricultura, a indústria, o comércio ou os serviços - afirmou.



03/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira pede ajuda urgente para 166 cidades cearenses em estado de calamidade pública em razão da seca

Eunício Oliveira defende renovação da DRU

Eunício Oliveira é eleito presidente da CCJ

CCJ elege Eunício Oliveira presidente

Eunício Oliveira defende o fortalecimento do Dnocs

Eunício Oliveira celebra os 60 anos da Petrobras