BRESSER PEREIRA FALA SOBRE REFORMA GERENCIAL NO 5º ENDICON
O ministro da Administração e Reforma do Estado, Luís Carlos Bresser Pereira, explicou a reforma gerencial e contratos de gestão no 5º Encontro Nacional de Dirigentes do Controle Interno (Endicon), que prosseguiu hoje (12) no Auditório Petrônio Portella do Senado.
Bresser defendeu o gerenciamento da educação e saúde pelo Estado, afirmando serem esses setores melhor administrados pelo setor público do que pela iniciativa privada. O ministro criticou, porém, as universidades brasileiras, que classificou de ineficientes. Como exemplo, Bresser Pereira disse que, apesar de o custo por aluno/ano nas universidades americanas ser o mesmo que no Brasil (15 mil dólares), o salário médio que professores e funcionários recebem no Brasil é a metade da remuneração recebida por esses profissionais nos Estados Unidos.
Outros assuntos tratados nesta quinta-feira foram: contratação indireta de mão-de-obra; a nova proposta para a lei sobre o direito financeiro e o Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf) e o Sistema de Registro de Preços (Sirep).
A programação do 5º Endicon para amanhã (13) de manhã inclui os temas: integração dos sistemas de controle interno e a visão do Legislativo sobre os sistemas de controle interno, com exposição do deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF).
O encontro terá em seu encerramento - marcado para amanhã (13) às 12h10 - os pronunciamentos do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente, da diretora da Secretaria de Controle Interno do Senado, Martha Lyra Nascimento, e do secretário Federal de Controle e presidente do Endicon, Domingos Poubel de Castro.
12/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Bresser Pereira: 'Ele é um grande exemplo.'
TV EXIBE ENTREVISTA EXCLUSIVA COM BRESSER PEREIRA
REFORMA ADMINISTRATIVA LEVA BRESSER A ACM
BRESSER AGRADECE APROVAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA
BRESSER APONTA VANTAGENS DA REFORMA ADMINISTRATIVA
CCJ OUVE BRESSER E VOTA REFORMA ADMINISTRATIVA NESTA QUINTA-FEIRA