Plenário aprova pedido de informações ao BC sobre o caso Banpará



O Plenário aprovou nesta quarta-feira (dia 8) requerimento do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) solicitando que o Banco Central envie ao Senado todas as informações relativas ao caso Banpará. O exame dos documentos, segundo os líderes, permitirá o esclarecimento definitivo sobre o suposto envolvimento do presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), no desvio de recursos do Banpará, que teria sido montado quando o parlamentar era governador do estado.

O requerimento havia sido aprovado pela manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com parecer do senador Bello Parga (PFL-MA), com solicitação de Dutra para que houvesse dispensa de interstício (prazos para votação). Assim, a matéria pôde ser votada à tarde pelo Plenário.

O senador Bello Parga afirmou, na comissão, que o direito ao sigilo bancário cai quando há interesse público, social ou da Justiça. O requerimento foi apresentado por Dutra em 5 de março, e abrange todos os relatórios a respeito de irregularidades ocorridas no Banco do Estado do Pará de 1984 a 1987. Em reunião realizada durante o recesso parlamentar, os líderes partidários haviam decidido recomendar a aprovação do requerimento.

Os senadores Bernardo Cabral (PFL-AM) e Romeu Tuma (PFL-SP) defenderam a aprovação do requerimento como forma de permitir o esclarecimento dos fatos mais rapidamente. O senador Paulo Hartung (PPS-ES) afirmou que a aprovação é o que a sociedade espera do Senado, "para que a verdade possa vir a tona". O senador Ademir Andrade (PSB-PA) criticou o fato de a CCJ ter rejeitado requerimentos semelhantes, como o que pedia a quebra do sigilo bancário do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge. Lembrou ainda requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que questionava o Banco Central sobre os principais investidores dos bancos Fonte Cidam e Marka, na época em que receberam auxílio da instituição.

O presidente da CCJ, senador Bernardo Cabral afirmou que a aprovação do requerimento de Dutra forma jurisprudência na comissão, e orientará as votações a partir de agora. O relator da matéria, senador Bello Parga, afirmou que cada caso precisa ser analisado individualmente, por isso a comissão não tem deliberado da mesma forma sobre esse tipo de requerimento.

08/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética vai encaminhar novo pedido de informações ao STF sobre caso Cachoeira

Vai a Plenário pedido de informações sobre recursos da Parmalat enviados ao exterior

Senado aprova pedido de informações ao TCU sobre obras paralisadas

CCJ aprova pedido de informações sobre bancos envolvidos em escândalos

CCJ aprova pedido de informações sobre intervenção no Banco Pontual

CCJ aprova pedido de informações sobre bancos estaduais privatizados