Burocracia dificulta o repasse de recursos de convênios aos municípios, diz Renan Calheiros



Em pronunciamento nesta segunda-feira (22), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que "entraves burocráticos" oriundos de alterações recentes no Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias (Cauc) vêm impedindo o repasse de recursos a municípios de todas as regiões do país, pondo em risco a execução e a renovação de convênios necessários para a continuidade de projetos úteis à população.

O Cauc trata das exigências legais e normativas a serem atendidas pelos estados, municípios e Distrito Federal na celebração de convênios. Trata, também, das regras para o recebimento das transferências voluntarias - recursos financeiros repassados pela União aos entes federativos em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou instrumentos similares cuja finalidade seja a realização de obras de interesse comum às três esferas de governo.

Em seu discurso, Renan lembrou que o Cauc existe desde 2001, mas o cadastro acaba de passar por um processo de aperfeiçoamento e automação, com a edição concomitante de instruções normativas e portarias ministeriais, o que vem causando dúvidas para a maioria dos prefeitos. O senador por Alagoas disse ainda que a própria Caixa Econômica Federal, responsável pela análise dos projetos, já admitiu a ocorrência do "transtorno".

- Tenho sido procurado por vários prefeitos que acusam essa norma de confusa e contraditória. A própria Caixa admite o transtorno por causa do conflito normativo que fere a hierarquia legal. Instruções normativas não podem modificar portarias ministeriais - afirmou o senador.

Segundo Renan Calheiros, a Caixa está sugerindo que os interessados procurem o governo federal para pedir uma revisão da medida pelo prazo mínimo de 30 dias, até que assumam os novos prefeitos eleitos.

A certidão negativa de débitos quanto ao Regime Geral da Previdência, o certificado de regularidade fiscal junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a comprovação do pagamento de tributos e contribuições federais são algumas das exigências legais do Cauc para as transferências voluntárias aos entes federativos.



22/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Burocracia dificulta combate à violência contra mulher no Rio, constata CPI

Covatti critica desigualdade no repasse de recursos à municípios

Ministério da Saúde suspende repasse de recursos para 340 municípios

Alvaro Dias critica redução no repasse de recursos aos municípios

Impasse burocrático atrasa repasse de recursos aos municípios em calamidade

Convênios com Estado beneficiam 124 municípios com recursos de R$ 26 milhões