CABRAL FAZ RELATO DE REUNIÃO DA OIT



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) relatou hoje (dia 15), em discurso no plenário, a sua participação como observador do Senado Federal na 86ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, ocorrida em Genebra, na Suíça, entre 9 e 12 de junho. O senador tomou parte no encontro "Conferência sobre Desarmamento", a convite do embaixador Celso Lafer, representante brasileiro na missão permanente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promotora do evento.

Cabral destacou a atuação de Celso Lafer no encontro, uma vez que, conforme observou, era tenso o ambiente entre os representantes da Índia e do Paquistão, cujos países estavam às voltas com uma ameaça de guerra nuclear entre si. "No dia seguinte, o comentário mais difundido era de que o acordo firmado em 1990 entre Brasil e Argentina, que pôs fim à corrida nuclear entre os dois países, serviria de modelo para uma negociação entre a Índia e o Paquistão", disse ele.

Em aparte, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) manifestou preocupação com a corrida armamentista e o controle que o governo americano pretende impor aos países do Terceiro Mundo quanto à proliferação de armas nucleares. O senador defendeu uma política pacifista para o Brasil, mas mantendo um equilíbrio de forças. "Não estamos ingressando em nenhum corrida armamentista, mas precisamos modernizar as nossas Forças Armadas", afirmou Alcântara.

Bernardo Cabral concordou com Lúcio Alcântara e disse que quem defende o fim das forças armadas no Terceiro Mundo não conhece a imensidão do Brasil e nem o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas brasileiras em favor da integração do país. "Nós, amazonenses, sabemos o que significa a falta de integração. Queremos uma vida pacífica, mas queremos que respeitem nossa autodeterminação", afirmou Cabral.

O senador informou ter também participado de debates sobre os seguintes temas: "Condições Gerais para Fomentar a Criação de Empregos em Pequenas e Médias Empresas", "O Trabalho Infantil", "O Trabalho em Regime de Subcontratação" e "Exame de uma Eventual Declaração de Princípios da OIT, Relativa aos Direitos Fundamentais e do Mecanismo de Segmento Apropriado".

- Nesse particular, estou encaminhando a V. Exa., senhor presidente, cinco publicações relativas a essas matérias, a fim de que possa destiná-las à Biblioteca do Senado - concluiu o senador.



15/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Malta faz relato de reunião da CPI da Pedofilia em Alagoas

Mão Santa faz relato sobre reunião de federação dos parlamentos americanos

CABRAL DIRIGE ÚLTIMA REUNIÃO À FRENTE DA CCJ

CABRAL: CCJ EXAMINA RECURSO NA REUNIÃO DESTA QUARTA

Cabral relata reunião do Comitê Mundial de Recursos Hídricos

Garibaldi faz relato sobre viagem à ONU