Cabral relata reunião do Comitê Mundial de Recursos Hídricos



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) relatou ao Plenário, nesta segunda-feira (8), sua participação na Reunião Bianual do Comitê Mundial de Recursos Hídricos, do qual é integrante, realizada em Casablanca, no Marrocos, entre os dias 14 e 17 de março. Cabral, que participou do painel sobre Administração de Recursos Hídricos em Regiões Transfronteiriças, apresentou o trabalho intitulado Termos de Referência para o Diagnóstico da Situação Atual dos Recursos Hídricos nos Países Amazônicos, visando o gerenciamento dos recursos hídricos na bacia Amazônica.

O objetivo do comitê, segundo o parlamentar, é analisar, discutir, estudar e sugerir soluções para as grandes questões que envolvem os recursos hídricos. O comitê é integrado por 20 membros de diferentes nacionalidades, os quais são escolhidos por suas competências profissionais.

Bernardo Cabral informou ao Plenário que participa do Comitê Mundial de Recursos Hídricos em reconhecimento ao seu trabalho em relação à proteção da água, e não por indicação do governo brasileiro, uma vez que os membros do comitê não são escolhidos como representantes de países.

O senador disse que as ações que vem desenvolvendo perante o comitê dão seqüência à missão técnica que empreendeu, em outubro do ano passado, perante a Organização Metereológica Mundial (OMM). Essa missão técnica, ressaltou, resultou em uma proposição para o restabelecimento das ações de hidrologia, climatologia e gerenciamento de recursos hídricos dentro do Tratado de Cooperação Amazônica. Essas ações, disse o senador, foram iniciadas em 1975, com o apoio da OMM, por meio do Projeto de Hidrologia e Climatologia da Amazônia e pelo Seminário de Hidrologia e Climatologia realizado em Manaus, em 1984, quando foi proposta a Agenda Amazônica.

Cabral acrescentou que, diante da importância das informações, conseguidas à custa de muitas dificuldades, superadas pelo esforço de sua assessoria técnica, decidiu publicar um documento relatando sua missão à OMM, intitulado Dossiê da Missão Técnica à Organização Meteorológica Mundial (OMM). O documento, informou, estará em breve à disposição dos senadores.



08/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


BERNARDO CABRAL: BRASIL DEVE PRESERVAR RECURSOS HÍDRICOS

CABRAL RECHAÇA COBIÇA INTERNACIONAL POR RECURSOS HÍDRICOS BRASILEIROS

BERNARDO CABRAL DEFENDE MAIS INVESTIMENTO EM RECURSOS HÍDRICOS

Comitê aprova termos de referência para plano de recursos hídricos

CABRAL ANUNCIA LANÇAMENTO DE NOVA PUBLICAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS

Cabral apresenta documento sobre gerenciamento dos recursos hídricos na bacia amazônica