CABRAL RECLAMA MEDIDA EM DEFESA DO COMÉRCIO LOJISTA



O contrabando demercadoriasprocedente do Paraguai tem sido motivo deangústia paracomerciantes do extremo Norte ao extremo Sul do país. O alerta foi feito hoje (dia 21) pelo senador Bernardo Cabral (PP-AM), ao ler, em plenário, manifestosque recebeu da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manause do Clube de Diretores Lojistas de Cruz Alta (RS). Os lojistas do Amazonas e do Rio Grande do Sul se dizem alarmados com o crescimento do contrabando, que estaria causando prejuízos ao comércio legalmente estabelecido, acrescentou o parlamentar.

Bernando Cabral informou já ter cobradoao presidente da República e ao ministro da Fazenda, Pedro Malan, a adoção de providência para acabar com o comércio informal de produtos eletro-eletrônicos no país.O senador lamentou a desatenção de setores do governo para com o problema que "arrasa não só a produtividade dos micros e pequenos empresários, mas tambéma economia do país".

- Espero que em breve haja alguma providência para que nós não possamos, mais uma vez, sentir na pele de cada brasileiro que estamos sustentando um país vizinho - por mais amigo que seja -, descaracterizando nossos tipos de emprego e fazendo com queo povo se torne miserável - declarou.

A Receita Federal, conforme os manifestosdos dirigentes lojistas, já confirmou que o contrabando alcançou, só no ano passado, somas da ordem de US$ 13 bilhões de dólares. Esses valores, segundo os documentos lidos porCabral, mostram o quanto o governo deixa de arrecadar em impostos, que poderiam resolver o problema da saúde no país.

- O contrabando é um fato concreto no Brasil e concorre deslealmente com os empresários que pagam impostos e cumprem com suas obrigações. A Zona Franca de Manaus, ao contrário do que se imagina, tem no contrabando de Ciudad del Este o seu maior concorrente - denunciamos lojistas amazonenses.

21/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL RECLAMA DO DAC TRATAMENTO IGUAL PARA A AMAZÔNIA

Valadares reclama de extinção da Sudene e Sudam por medida provisória

CABRAL RECLAMA ATENÇÃO DO GOVERNO PARA PROJETO CALHA NORTE

CABRAL: CORTE DE INCENTIVOS À ZONA FRANCA É MEDIDA " ILÓGICA"

BERNARDO CABRAL REGISTRA MENSAGEM DO COMÉRCIO A DALLARI

CABRAL PEDE AO GOVERNO REVISÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE A ZONA FRANCA DE MANAUS