CAE analisa duas operações de crédito e projeto sobre sementes e mudas



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reúne-se nesta terça-feira (8), a partir das 10h, para analisar, entre outros itens, pedido de autorização ao Senado para contratação de operação de crédito externo, no valor de até US$ 404,04 milhões, entre o governo brasileiro e o Banco Mundial. De autoria do Poder Executivo, a proposição deverá viabilizar a implementação da segunda fase do programa de reforma fiscal e recebeu parecer favorável do relator, senador Fernando Bezerra (PTB-RN).

Também está em pauta projeto do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que restabelece a Resolução do Senado nº 8, de 2001. A matéria em questão autoriza o Banco do Nordeste a contratar operação de crédito externo no valor de US$ 150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para financiamento parcial do Programa de Expansão de Mercados para Pequenas e Médias Empresas (PEM).

Na justificação ao projeto, Suplicy defende o restabelecimento da Resolução e a prorrogação de seu prazo de vigência por mais 300 dias, de forma a possibilitar a contratação do empréstimo. Segundo o senador petista, -dificuldades para conclusão das condições necessárias à contratação- inviabilizaram o cumprimento da resolução, que também estipulava prazo de 300 dias para a realização do negócio. A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) é relatora da proposta na CAE.

Outro assunto a ser examinado pelo colegiado são as quatro emendas de Plenário oferecidas pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) a projeto da Câmara que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas. Uma das principais contribuições da proposta, conforme se constata no parecer do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), é a desregulamentação do setor. Assim, a responsabilidade pela qualidade da semente produzida e comercializada passa ao produtor e seu responsável técnico, respondendo o poder público pela fixação de padrões de qualidade e o exercício da ação fiscalizadora.



04/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE analisa projeto sobre limites de operações de crédito para obras da Copa

CAE aprova projeto que traça novas regras para a comercialização de mudas e sementes

Consulta sobre norma para mercado de sementes e mudas terá prazo maior

Representante da Febraban diz que operações de crédito são tributadas duas vezes

CAE APRECIA, AMANHÃ, DUAS OPERAÇÕES.DE CRÉDITO APROVADAS PELO BC

CAE APRECIA PROJETO SOBRE OPERAÇÕES DE CRÉDITO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS