CAE analisa projeto que disciplina internações domiciliares



Os planos de saúde poderão ser obrigados a garantir a cobertura de internações domiciliares, opção que reduz a demanda por vagas em hospitais e a ocorrência de infecções hospitalares. A medida é prevista em projeto de lei (PLS 229/2013) na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (4).

De autoria do senador Gim (PTB-DF), a proposta também obriga os planos de saúde a custearem a assistência médico-hospitalar conhecida como "hospital-dia", usada para administração supervisionada de medicamentos sem necessidade de internação hospitalar ou domiciliar.

As alterações a serem feitas na Lei 9.656/1998, segundo o parlamentar, trazem ganhos importantes tanto para os pacientes como para os planos de saúde. As duas modalidades de assistência, acrescentou, já são adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que é "um claro reconhecimento dos benefícios que elas promovem".

Relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a senadora Ana Amélia (PP-RS) apontou como beneficiários da internação domiciliar os portadores de doenças incuráveis ou de longa evolução, em estado clínico estabilizado, mas que ainda demandam cuidados prestados por equipe multiprofissional de saúde. O projeto terá decisão terminativa nessa comissão.

Na CAE, o relator, Sérgio Souza (PMDB-PR), disse que a aprovação da proposta trará ganhos significativos para os pacientes e não implicará, necessariamente, aumento de custo para as operadoras. Segundo ele, a internação domiciliar é menos onerosa que a internação hospitalar.

A CAE tem mais 14 itens na pauta da reunião desta terça-feira, entre eles projeto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que estabelece prazo para o encerramento das liquidações extrajudiciais de bancos, planos de saúde e seguradoras em geral (PLS 265/2013). A reunião tem início previsto para as 10h, no Plenário 19 da Ala senador Alexandre Costa.



03/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT analisa projeto que disciplina funcionamento de telemarketing

CAS analisa projeto que disciplina venda de alimentos em escolas

CE analisa projeto que deduz da mensalidade valor de disciplina não cursada

CAE analisa projeto que disciplina devolução de imposto descontado em excesso

CE analisa projeto que deduz da mensalidade valor de disciplina não cursada em faculdades

CCJ analisa projeto que disciplina em uma única lei o mandado de segurança, incluindo o coletivo