CAE ANALISA PROJETO SOBRE BLOQUEIO DE PROGRAMAÇÃO NA TV



O projeto de lei que determina a instalação, nos aparelhos de TV, de dispositivo eletrônico que possibilite o bloqueio de recepção de programação inadequada para crianças está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com reunião marcada para esta terça-feira (dia 22 ), a partir das 10h. A proposta, que já foi aprovada pelos deputados, tem voto favorável do relator na comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).
Segundo o projeto, os fabricantes deverão equipar os televisores com um "chip" que permita, por meio de senha ou código, a seleção de programas que não devem ser exibidos. Pela proposta, o governo deve proceder à classificação indicativa dos programas e as emissoras de TV devem divulgar previamente suas programações, indicando os horários de exibição de cenas de violência e sexo.
A CAE, presidida pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB), tem outros 11 projetos na pauta, entre eles o projeto de lei da Câmara que institui o Programa Nacional de Apoio à Infância e amplia o benefício da merenda escolar. O relatório do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) aconselha a aprovação da matéria, que terá que passar ainda pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Comissão de Educação (CE).
Os integrantes da CAE devem analisar ainda projeto de lei do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que institui a conta-pagamento padrão, isentando assalariados de tarifas bancárias. Pela proposta de Cândido, o empregador deve arcar com os custos da conta, destinada exclusivamente ao depósito de salários e movimentada somente por cartão magnético. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), apresentou substitutivo favorável à proposta, alegando que as tarifas bancárias implicam prejuízo aos trabalhadores.
Entre os outros itens, sete não obtiveram apoio dos relatores, que opinaram pelo arquivamento das propostas, como a que institui a venda de automóveis por consignação. Aprovado pela Câmara, o projeto, na opinião do senador Wellington Roberto (PMDB-PB), deve ser prejudicado.
Dois outros projetos que constam da pauta da CAE devem, na interpretação dos relatores, ser analisados previamente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para que sejam dirimidas as dúvidas quanto à constitucionalidade das propostas.

18/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Comunicação analisa projeto que regionaliza programação de rádio e TV

ODACIR QUER TV COM DISPOSITIVO PARA BLOQUEIO DE PROGRAMAÇÃO

CE analisa projeto que obriga emissoras a dedicar programação educativa às crianças

CI conclui discussão de projeto sobre bloqueio de celulares em presídios

CE EXAMINA PROJETO SOBRE PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA NA TV

CE EXAMINA PROJETO SOBRE PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA NA TV