CI conclui discussão de projeto sobre bloqueio de celulares em presídios



O presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), senador Marconi Perillo (PSDB-GO), encerrou nesta terça-feira (7) a discussão suplementar do projeto (PLS 137/06) que trata da instalação de bloqueadores de sinais de telefones celulares em penitenciárias. Como não foram oferecidas emendas ao substitutivo, aprovado pela comissão em 4 de julho deste ano, a matéria agora será encaminhada para a Câmara. O projeto é de autoria do ex-senador Rodolpho Tourinho e teve como relator o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

No substitutivo aprovado pela comissão, Flexa Ribeiro manteve o entendimento de que deve ser utilizado o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) como fonte de custeio das ações de bloqueio e controle, por entender que sua arrecadação é muito superior à do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) - R$ 2,5 bilhões do Fistel, em 2005, contra R$ 224 milhões do Funpen, segundo o senador.

Na mesma reunião da CI, os senadores aprovaram dois requerimentos de Marconi Perillo. O primeiro propõe a realização de audiência pública, em data a ser definida, para esclarecimentos sobre a matriz energética do país. Serão convidados para o debate autoridades do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), entre outras.

O segundo requerimento de autoria de Marconi Perillo convida o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o diretor-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, a participarem de debate na comissão sobre a infra-estrutura aeroportuária do país. A data da audiência será agendada posteriormente.

A comissão aprovou ainda requerimento de autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) solicitando aditamento ao Requerimento 40/07, de autoria de Valdir Raupp (PMDB-RO), para incluir a usina de Pai Querê, em Lages (SC), em referencia ao licenciamento ambiental da hidrelétrica do Rio Pelotas, como tema a ser debatido posteriormente em audiência publica da CI, que terá como convidado o presidente do Ibama , Bazileu Alves Margarido Neto.



07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada votação de projeto que determina bloqueio de sinal de celulares em presídios

Infra-Estrutura adia mais uma vez decisão sobre bloqueio de celulares em presídios

Bloqueio de celulares em presídios

Bloqueio de celulares em presídios receberá decisão terminativa na CI

Bloqueio de celulares em presídios será analisado pela CI

Relator teme que operadoras transfiram ao consumidor custos do bloqueio de celulares em presídios