CAE APROVA EMPRÉSTIMOS PARA O GOVERNO DO PARANÁ



Em reunião que começou no final da tarde e se encerrou às 21h de hoje (dia 10), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou hoje (dia 10) três pedidos de empréstimos externos ao estado do Paraná. O parecer do senador Osmar Dias (PSDB-PR), contrário aos pedidos, foi rejeitado por 15 votos a sete. Os empréstimos são de US$ 175 milhões, junto ao Bird; US$ 100 milhões, do BID; e 23,6 bilhões de ienes junto ao The Overseas Economic Cooperation Fund.

O senador Francelino Pereira (PFL-MG), que apresentou voto em separado a favor dos pedidos, disse que a liderança do seu partido deverá encaminhar pedido de urgência para que a matéria seja imediatamente apreciada pelo plenário da Casa, o que, a seu ver, poderá ocorrer nesta sexta-feira (dia 12).

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) iniciou a discussão sobre a matéria lendo o editorial "A insolvência do Paraná", publicado na edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, e documentos fornecidos pelo Banco Central e pela Secretaria Nacional de Tesouro, todos esclarecendo que o Paraná não estaria em condições financeiras de contrair empréstimos. Portanto, Requião acompanharia o voto do relator. O mesmo posicionamento foi manifestado pelo senador Esperidião Amin (PPB-SC).

O relator Osmar Dias ressaltou os pareceres técnicos atestando que o Paraná não teria capacidade de assumir novas dívidas. Segundo o senador, a aprovação do empréstimo iria ferir a resolução do Senado que disciplina a questão e abriria caminho para que decisões semelhantes sejam tomadas em favor de outros estados.

A aprovação do empréstimo foi defendida pelo senador José Eduardo Andrade Vieira (PTB-PR), que argumentou que o Paraná deve ter o mesmo tratamento dado a outros estados, que tiveram seus pleitos atendidos.

José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição, comentou matéria do jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual a aprovação dos pedidos de empréstimo representaria retribuição ao apoio de parlamentares à proposta de reforma administrativa do governo.

Manifestaram-se ainda a favor da solicitação do governo do Paraná os senadores José Agripino (PFL-RN), José Fogaça (PMDB-RS), Levy Dias (PPB-MS) e Elcio Alvares (PFL-ES), líder do governo no Senado.



12/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO PROTESTA CONTRA EMPRÉSTIMOS PLEITEADOS PELO GOVERNO DO PARANÁ

Empréstimos para Rio Grande do Sul e Paraná estão na pauta da CAE

Senadores aprovam empréstimos externos para Sergipe, Tocantins e Paraná

CAE examina pedidos de empréstimos externos para Sergipe, Paraná e Tocantins

Sérgio Souza diz que Paraná não consegue cumprir pré-requisitos para empréstimos externos

Plenário autoriza empréstimos do BID ao Rio Grande do Sul e Paraná