CAE aprova parecer que facilita cobrança de cheques sem fundo
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) parecer favorável do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) a projeto do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) determinando que a ação de execução de cobrança de cheques sem fundo será na respectiva praça de pagamento, ou no local da emissão do cheque, à escolha do exeqüente. O projeto (PLS 345/03) vai agora a exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será analisado em decisão terminativa.
Para Quintanilha, o projeto tem por meta dar maior rapidez à cobrança dos cheques por insuficiência de fundos, evitando que a distância física entre as praças de emissão e de cobrança implique custos superiores aos valores em disputa. A aprovação do projeto, observou o senador, irá aumentar a segurança jurídica dos credores.
Como ilustração, Leomar Quintanilha disse que pela legislação atual, que dispõe sobre o cheque (lei 7.357/85), um empresário estabelecido, por exemplo, em Gurupi (TO), ao receber um cheque sem fundo oriundo de um município de São Paulo, terá que se deslocar até lá e contratar um advogado para pleitear o seu direito, sem nenhuma garantia de êxito.
>Projeto dá maior proteção ao consumidor
> Aprovado projeto que muda Código de Defesa do Consumidor e protege comprador a prazo inadimplente
> Comissão fará sessão extraordinária para discutir emendas ao orçamento
23/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ aprova parecer a projeto que facilita trabalho dos advogados
CAS aprova parecer favorável a projeto que facilita concessão de aposentadoria ao trabalhador
Valdir Raupp quer proibir cobrança de tarifas sobre cheques
CRA aprova parecer favorável à instituição de fundo de aval para proteção ao crédito rural
Cheques sem fundo crescem 6% em 2011, mostra pesquisa
Taxa de cheques sem fundo cai em agosto, indica Serasa