Valdir Raupp quer proibir cobrança de tarifas sobre cheques
A cobrança de tarifas pela emissão, compensação e pagamentos de cheques poderá vir a ser proibida se for aprovado projeto de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que está pronto para ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A matéria (PLS 497/07) conta com o parecer favorável do relator, senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA).
De acordo com a proposta, o descumprimento da deliberação acarretará multa no valor de um real para cada conta corrente que a instituição financeira possuir. Na justificação da matéria, Raupp afirma que a lucratividade dos bancos não pára de crescer no Brasil e que a taxa de lucro das instituições financeiras cresce mais do que o crescimento do próprio setor bancário em si.
"Há duas fontes para essa lucratividade econômica. De um lado, os spreads bancários, ou seja a diferença entre o custo de captação das instituições e o que elas cobram dos tomadores de empréstimos. De outro, as tarifas bancárias, que praticamente não existiam antes do Plano Real e hoje são onipresentes na relação entre bancos e clientes", lembra o autor do projeto.
Para Raupp, um dos maiores abusos nessa prática de cobrança de tarifas bancárias ocorre em relação aos chamados "cheques de menor valor" - chega a ser cobrada taxa de R$ 0,50, em média."É para acabar com esse abuso que apresento esse projeto de lei. A partir de sua aprovação, não mais será permitida a cobrança, sob qualquer título ou pretexto, pela emissão, compensação ou pagamento de cheques de qualquer valor", justifica Raupp.
21/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp quer proibir pagamento de mais de 12 aluguéis por ano
Valdir Raupp quer descentralizar programas de governo
Valdir Raupp quer o fim das pesquisas com animais na produção de cosméticos
Valdir Raupp quer recursos chineses na Ferrovia Transcontinental
Valdir Raupp quer limitar horas extras dos trabalhadores
Valdir Raupp quer disciplinar uso de produtos de origem animal em biofertilizantes