CAE APROVA REGULAMENTAÇÃO DA QUEBRA DE MONOPÓLIO DO PETRÓLEO



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador José Serra (PSDB-SP), aprovou hoje (dia 8)parecer favorável do senador José Fogaça (PMSB-RS) ao projeto de lei que regulamenta a emenda constitucional que flexibilizou o monopólio estatal de petróleo. O parecer manteve o texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

A proposição institui o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e já tinha parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Caberá agora à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) emitir parecer sobre a matéria, que então irá ao plenário da Casa.

O relator deu parecer contrário a 17 emendas apresentadas ao projeto, de autoria dos senadores Bello Parga (PFL-MA), José Roberto Arruda (PSDB-DF), Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e José Eduardo Dutra (PT-SE), decisão esta que foi ratificada pela comissão.

Pela proposição, as atividades de pesquisa, lavra, refinação, processamento, comércio e transporte de petróleo e derivados serão desenvolvidas pela Petrobrás em caráter de livre competição com outras empresas.

Conforme o texto, a ANP tem a finalidade de promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo. Já a CNPE terá a atribuição de propor políticas para o aproveitamento racional dos recursos energéticos e estabelecer diretrizes para importação e exportação do petróleo.



08/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚNIA MARISE QUER REFERENDO SOBRE QUEBRA DO MONOPÓLIO DO PETRÓLEO

CCJ APROVA QUEBRA DO MONOPÓLIO DA PETROBRÁS

SENADO APROVA QUEBRA DO MONOPÓLIO DAS TELECOMUNICAÇÕES

Senado aprova quebra do monopólio da União sobre os radioisótopos

Sancionada lei que quebra monopólio do IRB

MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES DEFENDE QUEBRA DO MONOPÓLIO