CAE AUTORIZA RIO GRANDE DO SUL A EMITIR LETRAS FINANCEIRAS



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou hoje (dia 14) projeto do senador José Fogaça (PMDB-RS), com emendas do senador Esperidião Amin (PPB-SC), autorizando o governo do Rio Grande do Sul a emitir Letras Financeiras do Tesouro do estado (LFTRS). Os recursos serão destinados à liquidação da 8ª parcela e da correção monetária das 6ª e 7ª parcelas de precatórios judiciais.

De acordo com o projeto, serão emitidas 12.487 LFTRS, modalidade nominativa-transferível, rendimento igual ao das Letras Financeiras do Tesouro, prazo de cinco anos e valor nominal de R$ 1.000.00 (CETIP). A forma de colocação dos títulos será a de oferta pública.

O projeto estabelece ainda que, no prazo máximo de catorze dias após concluída a operação de emissão dos títulos autorizada, o Banco Central encaminhará ao Senado, para exame da Comissão de Assuntos Econômicos, todos os registros de compra e venda dos títulos, até o tomador final e até a venda definitiva. Prevê também que o estado do Rio Grande do Sul enviará ao Senado, igualmente para exame da CAE, toda a documentação referente à oferta dos títulos emitidos.

No parecer, Fogaça considerou importante destacar a existência de certidões que comprovam a autenticidade dos débitos de precatórios judiciais, para cuja liquidação é solicitada a emissão de títulos, "o que se constituiu em prática permanente do estado do Rio Grande do Sul, conforme já comprovado junto à CPI dos Precatórios". A proposição vai ao exame do plenário da Casa.



14/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SÃO PAULO E RIO TÊM PERMISSÃO PARA EMITIR LETRAS FINANCEIRAS DO TESOURO

CAE aprova rolagem de letras financeiras do RS

CAE ANALISA CANCELAMENTO DE LETRAS FINANCEIRAS DO TESOURO DE SANTA CATARINA

CAE ANALISA CANCELAMENTO DE LETRAS FINANCEIRAS DO TESOURO DE SANTA CATARINA

Letras financeiras captam R$ 134 bilhões em quase dois anos, segundo Anbima

APROVADO PROJETO QUE AUTORIZA FENAJ A EMITIR REGISTRO DE JORNALISTA