CAE debaterá franquias do McDonald"s



Em reunião realizada nesta terça-feira (7), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)aprovou requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), solicitando a realização de audiência pública entre os franqueadores e franqueados da rede de lanchonetes McDonald"s do Brasil. A intenção do encontro, que também deve contar com a participação de representantes da Secretaria de Direito Econômico (SDE) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - ambos do Ministério da Justiça -, é tentar um acordo que supere os recentes conflitos entre os dois grupos, justificou o senador.

Suplicy acredita que o Senado deve aprofundar-se sobre o assunto das franquias, já que esse sistema atualmente rege vários setores do mercado, como o automobilístico, de cosméticos e perfumaria, e o próprio McDonald"s, observou. Ele também frisou a importância da reunião para que os senadores possam recolher subsídios a fim de aperfeiçoar a legislação que regulamenta o sistema de franquias no país.

O senador Fernando Bezerra (PTB-RN), autor de projeto que já tramita na Casa regulando o setor, apoiou a iniciativa da reunião, afirmando que os franqueadores, especialmente os estrangeiros, atuam de forma exploradora em relação aos franqueados.

- E é preciso deixar claro para a população que, da forma como acontece hoje, os franqueadores detêm verdadeiros monopólios em que tentam ganhar o máximo dos franqueados - sugeriu Bezerra, acrescentando que o problema afeta também os franqueados do meio rural, os produtores agrícolas e pecuários.

Discurso de Lindberg

Na mesma reunião e sobre o mesmo assunto, os integrantes da CAE aprovaram requerimento do senador Roberto Requião (PMDB-PR), solicitando o envio de cópia de discurso do senador Lindberg Cury (PFL-DF) à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. No discurso, proferido em Plenário no mês de abril, Cury denuncia os desequilíbrios na relação entre franqueadores e franqueados brasileiros da rede McDonald"s.

Lindberg Cury contou ter tentado, pessoalmente e com resultados infrutíferos, promover um acordo entre as partes da franquia. Ele explicou que na verdade existem três grupos: a presidência do McDonald"s do Brasil, a Associação Brasileira dos Franqueados do McDonald"s e a Associação dos Franqueados Independentes do McDonald"s, sendo que os dois primeiros estão alinhados contra o terceiro.

- O que a maior parte dos franqueados reivindica é a definição de regras mais paritárias com os franqueadores, pois muitos estão sendo prejudicados e nós devemos apoiar e preservar os direitos das empresas brasileiras - defendeu Lindberg.



07/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE ouve empresários sobre franquias McDonald"s

CAE quer esclarecimentos sobre franquias McDonald"s

Cancelada reunião de Lindberg com rede McDonald"s

Lindberg faz denúncia contra rede McDonald"s

Sindicato acusa McDonald's de explorar funcionários

Lindberg denuncia a rede McDonald"s por deslealdade com franqueados