CAE deve votar projeto que coíbe cobrança abusiva de juros



Nas prestações em atraso, os bancos não poderão cobrar dos consumidores juros superiores a 1,2 vezes a taxa de juros praticada no próprio financiamento. É o que determina projeto de lei complementar de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que deverá ser analisado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

VEJA MAIS

De acordo com o projeto (PLS 172/06), que tem parecer favorável do relator, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), muitas instituições financeiras cobram pela chamada "comissão de permanência" juros que costumam ser várias vezes superiores aos cobrados nos financiamentos originais, atingindo, segundo Raupp, até 12,1% - o que o senador considera um absurdo.

Na mesma reunião, a CAE também deve apreciar projeto do senador Flávio Arns (PT-PR) que trata da importação de pneus usados. Pela proposta (PLS 216/03), as empresas que vendem pneus novos ou usados no mercado brasileiro - sejam importadoras ou fabricantes nacionais - deverão cumprir exigências de caráter ambiental.

Também consta da pauta a análise, em decisão terminativa, do projeto de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Apoio aos Pequenos e Médios Fornecedores de Cana-de-Açúcar (Proaf). Na prática, o projeto (PLS 392/03) tem por meta assegurar a inserção competitiva dos produtores de cana no mercado, incluindo o acesso a mecanismos de crédito bancário.

Outro projeto de lei que deverá ser apreciado em decisão terminativa na próxima reunião da CAE é o do senador Roberto Saturnino (PT-RJ) que visa a isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os equipamentos, aparelhos e materiais educativos destinados ao uso exclusivo de pessoas com deficiência visual. A proposta ( PLS 206/02) tem como relator o senador César Borges (PLF-BA).



03/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE deve votar projeto que estabelece limites à cobrança de multas e juros

Comissão analisa projeto que torna abusiva a cobrança de taxa para emissão de carnês de pagamento

Protocolado projeto que coibe cobrança de caução em internações emergenciais

CAE deve votar projeto que limita taxa de juros em empréstimo consignado

CAE deve votar projeto que limita taxa de juros em empréstimo consignado

CAE PODERÁ VOTAR PROJETO QUE COÍBE CONTRABANDO DE CIGARROS