CAE deve votar projeto que estabelece limites à cobrança de multas e juros



Em reunião na próxima terça-feira (25), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar projeto de lei que estabelece limites à cobrança de multa, juros de mora e despesas de cobrança decorrentes de inadimplemento de obrigações de consumidores.

VEJA MAIS

Ao impor limites para a taxa de juros de mora, o projeto (PLS 172/2006 - Complementar) determina que os juros por atraso não poderão ser superiores a 1,2 vezes a taxa de juros praticada no próprio financiamento. Nos contratos deverão constar a taxa de juros de mora ou o método de sua apuração; multa por inadimplemento da obrigação, que não poderá ser superior a 2% do valor em atraso; e discriminação das demais despesas de cobrança a que estará sujeito o consumidor inadimplente. O projeto mantém a multa de 2,0% por inadimplência, prevista no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor.

De autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o projeto é relatado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), favorável à matéria.

Cooperativas

Também deverá ser votado na comissão o PLS 40/2011, que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). A proposta, já aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e tem como relator o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que é pela aprovação do projeto nos termos de substitutivo de sua autoria.

Isenção tributária

Outro projeto na pauta da comissão é o PLS 191/2006, de autoria do senador José Sarney, que concede isenção tributária e cancela os débitos fiscais da Academia Brasileira de Letras (ABL), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Já aprovado na CCJ, o projeto conta com o voto favorável do relator da matéria, Valdir Raupp.

Rádios Comunitárias

Também deverá ser examinado o PLS 524/2007, que permite a prestação de serviços de publicidade e propaganda comercial pelas rádios comunitárias. De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a proposta é relatada por Aloysio Nunes Ferreira, favorável com emenda ao projeto, a ser examinado em decisão terminativa na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

A reunião da CAE tem início às 10h.



21/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina limites à cobrança de juros e multas aos consumidores

Raupp impõe limites a cobrança de juros e multas por atraso em empréstimos bancários

CAE deve votar projeto que coíbe cobrança abusiva de juros

CE deve votar projeto que estabelece condições para funcionamento de escolas do ensino básico

CAE deve votar projeto que limita taxa de juros em empréstimo consignado

CAE deve votar projeto que limita taxa de juros em empréstimo consignado