CAE examina permissão para prefeituras contratarem instituições financeiras para cobrar dívidas



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve analisar na reunião desta terça-feira (24), às 10h, o projeto de resolução (PRS 57/03) de autoria do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) que permite que os municípios brasileiros contratem instituições financeiras privadas para cobrar dívidas ativas consolidadas sem a necessidade de dar créditos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O relator, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), é favorável à matéria, de acordo com substitutivo que deverá apresentar na reunião.

Quando o projeto foi analisado pela primeira vez pela CAE, em dezembro de 2003, Sérgio Cabral argumentou que a maioria dos municípios não recupera grande parte de suas dívidas ativas e sua proposta permitiria melhorar a arrecadação. Naquela ocasião, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) foi contrário à proposta por entender que ela fere artigo do Código Tributário, podendo até aumentar a possibilidade de corrupção nas prefeituras.

A aprovação no ano passado foi possível graças à exclusão da concessão de garantias, recomendada pelo líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O retorno da matéria à CAE foi motivado por requerimento da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), apresentado quando o projeto já estava em Plenário.

A CAE deve analisar também substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado (PLS 71/2000) que estende aos portadores da forma crônica da hepatite C ou da hepatite B os direitos e garantias existentes para os portadores do vírus HIV e doentes da Aids; o projeto de lei da Câmara (PLC 132/01) que trata da veiculação de informações turísticas em material didático-escolar; o projeto de lei (PLS 345/03) de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) que altera o regime de citação na execução do cheque; e o projeto de lei (PLS 177/02) apresentado pelo senador José Agripino (PFL-RN) que obriga o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a financiar estágio remunerado em empresas e universidades.



20/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina permissão para prefeituras contratarem instituições financeiras para cobrar dívidas

Municípios poderão contratar instituições financeiras para cobrar dívidas

Instituições financeiras terão prazo para entregar recibo de quitação de dívidas

SÃO PAULO E RIO TÊM PERMISSÃO PARA EMITIR LETRAS FINANCEIRAS DO TESOURO

Senado autoriza estado do Amazonas e seis prefeituras a contratarem empréstimo no exterior

Instituições financeiras terão fundo de crédito para garantir operações aos usuários