CAE examina projeto que corrige distorção em aplicação do BNDES
Pode mudar a fórmula de remuneração do saldo de recursos não desembolsados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Projeto com esse objetivo (PLS 190/2011) está na pauta da reunião desta terça-feira (19) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), juntamente com mais 19 itens.
O BNDES tem recebido vultosos empréstimos do Tesouro Nacional, em operações com custo equivalente à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Enquanto não são desembolsados pelo banco, os recursos são aplicados em títulos federais, com taxas superiores à TJLP. Essa operação rende lucros elevados ao banco e, ao mesmo tempo, prejuízo ao Tesouro.
Depois de ter constatado um aumento de 3.281% no lucro do BNDES entre 2006 e 2011, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentou projeto prevendo que os saldos não desembolsados pelo BNDES sejam remunerados à taxa extramercado divulgada pelo Banco Central. Essa fórmula já se aplica aos saldos diários não desembolsados dos fundos constitucionais de financiamento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Mais informações a seguir.
19/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE examina projeto que corrige saldo do Fundo de Garantia
CAE examina projeto que permite mudar índice inflacionário que corrige dívidas estaduais
Aprovado projeto que determina a aplicação de 35% dos recursos do BNDES nas Regiões N, NE e CO
CAE examina proposta que corrige demarcação da reserva do Rio Ouro Preto
CAE examina projeto de Jefferson que institui mais recursos do BNDES para Norte e Nordeste
CAE examina aplicação de recursos das loterias