CAE faz audiência sobre marco regulatório do pré-sal



O marco regulatório e os aspectos econômico-financeiros do pré-sal , assim como a capitalização da Petrobrás, são temas de audiência pública que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza nesta terça-feira (22), às 14h. Participam do debate dois representantes da Petrobrás - Guilherme de Oliveira Estrella (diretor de Exploração e Produção) e Almir Guilherme Barbassa (diretor Financeiro e de Relações com Investidores).

Autor do requerimento para a realização da audiência, o senador Tião Viana (PT-AC) considera fundamental ampliar o debate sobre a destinação dos recursos que resultarão da exploração do pré-sal. Em sua opinião, o Senado deveria ser o centro determinante desse marco regulatório, uma vez que a Casa é responsável pelo ordenamento do pacto federativo.

Tião Viana tem recomendado que os governadores dos estados não diretamente envolvidos no pré-sal se reúnam em busca de providências para não ficarem à margem da concentração de recursos dos royalties do petróleo nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Para Tião Viana, se medidas preventivas não forem tomadas, as desigualdades regionais no Brasil deverão aumentar, representando um distanciamento ainda maior do pacto federativo ideal.



21/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro elogia audiência sobre marco regulatório para mineração

Comissões devem discutir marco regulatório do pré-sal em audiência pública

Encerrada audiência que tratou de mudanças no marco regulatório do petróleo

Edison Lobão debaterá marco regulatório da mineração em audiência na CI

Marco regulatório para setor de mineração é tema de audiência na CCT

Audiência destaca necessidade de revisão do marco regulatório da aviação civil