CAE vai fazer audiência sobre projeto que prevê legalização para sacoleiros



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu há pouco realizar audiência pública no próximo dia 30, às 10h, para debater o projeto de lei da Câmara (PLC 27/08) que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai. A matéria, originada de proposta do governo, tem por finalidade legalizar as compras feitas pelos chamados sacoleiros.

O presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), lembrou que já venceu o prazo para que as comissões do Senado emitam parecer sobre a matéria. O texto, que tramita em regime de urgência constitucional, está sendo analisado simultaneamente nas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), além da CAE.

De acordo com Mercadante, a proposta entra obrigatoriamente na pauta do Plenário a partir da próxima terça-feira (29), com esgotamento do prazo de deliberação em 8 de maio. Para que as comissões ainda possam oferecer parecer, como observou, será necessário negociar com a Mesa do Senado.

Diversos senadores salientaram que o texto precisa ter sua discussão aprofundada. Outros chegaram a sugerir que fosse retirada a urgência constitucional, mas o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), observou que essa questão está fora de exame pelo Executivo.



22/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões realizam audiência sobre imposto único de importação para sacoleiros

CAE vai fazer audiência pública sobre projeto contra a privatização do setor elétrico

Encerrada audiência pública sobre projeto que prevê punições para quem violar diretrizes de pesquisas com a participação de seres humanos

CRE aprova realização de debate sobre projeto dos sacoleiros

Audiência pública irá debater criação de imposto único para sacoleiros

Arthur Virgílio elogia acordo sobre sacoleiros, mas diz que projeto não terá seu voto