CAE vota indicação de Eli Loria para diretor da CVM



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai votar, em reunião marcada para esta terça-feira (17), às 10h, mensagem do presidente da República que submete ao Senado a escolha de Eli Loria para exercer o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O relator da matéria é o senador Renato Casagrande (PSB-ES).

Depois da sabatina de Eli Loria, os senadores procedem à votação secreta do parecer à mensagem. Aprovada a indicação na CAE, a matéria será submetida ao Plenário. Na segunda parte da reunião, a comissão votará, em decisãoterminativa, nove itens, entre os quais o projeto que permite às instituições de ensino superior a dedução de despesa com concessão de bolsa de estudo para atleta praticante de modalidade olímpica (PLS 328/03).

O projeto, de autoria do então senador José Jorge, tem parecer favorável do relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), com acréscimo de duas emendas, e já foi votado pela Comissão de Educação (CE).

O segundo item da pauta (PLS 11/07) exclui a possibilidade de recurso especial à Câmara Superior de Recursos Fiscais, na hipótese de decisão de segunda instância ter negado provimento a recurso de ofício. A matéria é de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e tem parecer favorável do relator, senador Delcídio Amaral ((PT-MS). Segundo explicação do relator, o projeto veda a interposição de recurso especial contra a decisão do Conselho de Contribuintes que, em recurso de ofício, confirma decisão administrativa da autoridade de primeira instância.

O autor da matéria argumenta que a decisão favorável ao contribuinte proferida pela Delegacia de Julgamento da Receita Federal e confirmada pelo Conselho de Contribuintes não deve ser objeto de nova contestação pela Fazenda Pública. A seu ver, o recurso especial, nesses casos, somente adia uma decisão, pois em dois julgamentos administrativos verificou-se ser improcedente a exigência fiscal.

Outro projeto a ser examinado é o que estabelece a aquisição do direito a voto pelos titulares de ações preferenciais sem direito a voto ou com limitação desse direito, no caso de não pagamento de dividendos pelo prazo de três exercícios consecutivos (PLS 214/06). O projeto altera a redação de parte da lei que trata das sociedades por ações (Lei 6.404/76). O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é o autor da proposição e o senador José Agripino (DEM-RN), que deu parecer favorável, é o relator.

Outros projetos que estão na pauta da CAE e contam com pareceres favoráveis dos relatores tratam de: inclusão de dedução de doações de livros a bibliotecas públicas no cálculo do imposto de renda devido a pessoas físicas (PLS 27/05); isenção do Imposto sobre Propriedade Industrial (IPI) à aguardente de cana-de-açúcar (PLS 448/03); e atualização de banco de dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com cadastros de áreas desapropriadas e de beneficiários da reforma agrária, para evitar irregularidades no programa de assentamentos (PLS 180/03).

Está em pauta, ainda, projeto que trata da extensão da opção pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples) para as seguintes atividades e pessoas jurídicas: agências lotéricas, agências postais terceirizadas, agências de publicidade, escritórios de contabilidade, centros de formação de condutores de veículos, corretoras de seguros e escolas de educação infantil, ensino fundamental, profissional e de idiomas. Esse projeto (PLS 129/03) tramita em conjunto com o PLS 183/03 e o PLS 291/05.



16/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota indicação de Eli Loria para a CVM

CAE aprova indicação de Eli Loria para a diretoria da CVM

CAE aprova indicação de Loria para diretoria da Comissão de Valores Mobiliários

CRE vota indicação do novo diretor geral da Abin

Comissão de Infraestrutura vota indicação de diretor da Antaq

Aprovada indicação de diretor para a ANTT