CAE VOTA PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS



Depois de ouvir o presidente da Petrobras, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve votar na reunião desta terça-feira (dia 23), às 10h, o projeto de lei do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que retira a estatal do Programa Nacional de Desestatização. O relator, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), recomenda a aprovação da proposta, que já tem parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo.
A CAE tem mais oito itens em sua pauta, como o projeto de lei complementar do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que institui o Código de Defesa do Contribuinte. Para Bornhausen, é necessário que a lei assegure o equilíbrio da relação entre o contribuinte e o fisco. A comissão já realizou audiência pública para instruir a matéria e o relator, senador Edison Lobão (PFL-MA), é favorável.
Outra matéria que tramita terminativamente na CAE é o projeto de lei do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que proíbe a venda no Brasil de cigarros e cerveja em lata produzidos para a exportação. Para o autor da proposta, a reintrodução desses produtos em território nacional acarreta desequilíbrio no mercado, além de prejuízos à arrecadação, já que gozam de benefícios fiscais. O relator, senador Edison Lobão, é favorável.
O projeto de lei do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que troca o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) como parâmetro de cálculo de correção monetária dos contratos de refinanciamento das dívidas estaduais volta à CAE para exame de emenda apresentada pelo senador Jorge Bornhausen. O relator, senador Roberto Saturnino, acatou a emenda.
A comissão tem ainda na pauta o projeto de resolução oriundo da CPI do Sistema Financeiro que determina a publicação na página do Tribunal de Contas da União na Internet as contas de estados, municípios e outras instituições públicas, como condição para a autorização de novos empréstimos. O relator, senador Luiz Otávio (sem partido-PA), é favorável.
O projeto de lei da Câmara que impede o pagamento de indenização por benfeitorias realizadas com dinheiro publico em terras desapropriadas também deve ser analisado pelos membros da CAE. O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) recomenda a aprovação.

19/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


VOLTA À CAE PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS VOLTA À ANÁLISE DA CAE

PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS SERÁ VOTADO PELA CAE

PLENÁRIO EXAMINA NESTA QUARTA PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

ADIADA PARA AMANHÃ VOTAÇÃO DE PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

Agripino relata projeto que impede privatização de Furnas