CAE vota projeto que obriga contratação de seguro de responsabilidade civil por corretores



Em reunião na terça-feira (18), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar projeto de lei proposto pelo Executivo que torna obrigatória a contratação de seguro de responsabilidade civil por corretores de seguros e resseguros. O PLC 7/2013 tem voto favorável do relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

VEJA MAIS

O projeto estabelece que o seguro de responsabilidade civil será obrigatório não mais apenas para os corretores constituídos sob a forma de pessoa jurídica, mas também para as pessoas físicas que intermedeiam a celebração de contratos de seguros.

O seguro será regulamentado mediante resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que deverá contemplar o valor da cobertura do seguro, estipulado em função do volume das operações realizadas e da responsabilidade sobre os valores segurados.

O projeto exclui a obrigatoriedade do seguro de responsabilidade civil para o corretor pessoa física que atue exclusivamente na condição de empresário, sócio, acionista ou administrador de sociedade corretora de seguros ou de resseguros.

Na justificativa do projeto, o Executivo argumenta que a maior parte das operações securitárias passa pela intermediação de corretores, o que torna necessária a criação de um seguro obrigatório de responsabilidade civil da categoria, uma vez que não existe qualquer mecanismo no Decreto-Lei 73/1966, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, que garanta ao segurado reparação quanto a possíveis danos praticados pelos corretores.

Prestação de contas

Outro projeto que pode ser votado em decisão final na comissão é o PLS 57/2013, que altera a Lei 9.478/97, que institui a obrigatoriedade de prestação de contas semestral ao Congresso pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o projeto é relatado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), favorável à proposição.

Créditos

A comissão também deverá votar autorizações para a contratação de empréstimos pelos estados do Ceará, que captará US$ 66,5 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para financiamento do Programa de Desenvolvimento Urbano de Pólos Regionais, pelo Acre, que captará US$ 72 milhões no BID, a serem usados no financiamento da segunda fase de programa de desenvolvimento sustentável no estado.

A reunião da CAE tem início às 9h30.



14/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo quer seguro de responsabilidade civil em atividades lesivas ao meio ambiente

Proposta que exige seguro de responsabilidade civil por danos contra o meio ambiente está pronta para ser votada na CCJ

Plenário vota seguro para construção civil

Aprovado projeto que obriga contratação de farmacêutico em unidades do SUS

Projeto exige contratação de seguro de vida para motoboys

Projeto obriga contratação de escolta especializada para transporte de dinheiro