Maria do Carmo quer seguro de responsabilidade civil em atividades lesivas ao meio ambiente



Proposta de emenda à Constituição que determina a instituição de seguro de responsabilidade civil nas atividades lesivas ao meio ambiente, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), será votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na justificação da proposta, Maria do Carmo esclarece que a responsabilidade civil, instituto do Direito Positivo, é a obrigação de reparar dano patrimonial, de natureza não penal, mediante indenização. O seguro de responsabilidade civil é utilizado regularmente, complementa a senadora, nas hipóteses em que uma determinada atividade, por sua natureza, apresenta um maior risco de dano.

A senadora dá como exemplo a atividade do médico que, em muitas circunstâncias, devido à delicadeza da situação com que se defronta, pode oferecer risco de dano à saúde do paciente. A realização de um seguro de responsabilidade civil por parte do profissional, observa, visa a protegê-lo de eventuais ações de reparações de dano. Outro exemplo citado por Maria do Carmo é o dos seguros de automóveis.

Para a senadora, parece evidente o risco de determinadas atividades econômicas ao meio ambiente.

- Nesses casos, a obrigação de reparar o dano termina por não ser cumprida, ou por demorar largo tempo para tanto, em face da demora dos procedimentos judiciais - lembra Maria do Carmo.

Segundo a senadora, é razoável que uma norma legal disponha sobre as atividades potencialmente lesivas ao meio ambiente e que, assim, exigiriam a realização de um contrato de seguro de responsabilidade civil específico, como condição para que o Estado autorize o cidadão ou a empresa a praticar tal atividade.

- Realizado o seguro, esses cidadãos e essas empresas teriam pronta condição de, na hipótese de dano, arcar com suas responsabilidades, em benefício da proteção e defesa do meio ambiente e, especialmente, da reparação do dano causado - acrescentou a senadora.

A proposta de Maria do Carmo acrescenta um dispositivo à Constituição para estabelecer que a lei disporá sobre a obrigatoriedade de seguro de responsabilidade civil, nas hipóteses de atividades lesivas ao meio ambiente.



25/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta que exige seguro de responsabilidade civil por danos contra o meio ambiente está pronta para ser votada na CCJ

Maria do Carmo propõe embalagens biodegradáveis para preservação do meio ambiente

MARIA DO CARMO CONDENA LENTIDÃO DO GOVERNO NA REATIVAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Maria do Carmo ressalta benefícios do novo Código Civil para a família e as mulheres

Maria do Carmo propõe que adaptação de sociedades limitadas ao novo Código Civil seja optativa

CAE vota projeto que obriga contratação de seguro de responsabilidade civil por corretores